A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 vai receber mais de 67 mil e 600 peregrinos de 126 países, que serão acolhidos em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas, durante a semana anterior ao encontro mundial em Lisboa.
Dias nas Dioceses com 950 grupos e jovens de todo o mundo
Os chamados “Dias nas Dioceses” (DND) decorrerão de 26 a 31 de julho, nas dioceses do Algarve, Angra, Aveiro, Beja, Braga, Bragança-Miranda, Coimbra, Évora, Funchal, Guarda, Lamego, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
A organização da JMJ enfatiza que os jovens terão a oportunidade de conhecer a Igreja local, as suas particularidades, as pessoas e a região, através de programas centrados em cinco pilares: Acolhimento, Descoberta, Missão, Cultura e Envio.
Alojamento e participação nas Dioceses
Os mais de 950 grupos de peregrinos ficarão alojados em casas de famílias de acolhimento, paróquias, instalações públicas, escolas, municípios, freguesias e associações/coletividades.
Algumas dioceses receberão um número significativo de participantes: a Diocese do Porto irá acolher mais de 16 500 peregrinos, a de Coimbra receberá mais de 14 mil, e em Leiria-Fátima serão alojados 7500 participantes. Os Comités Organizadores Diocesanos de Braga e Aveiro irão acolher, respetivamente, 7 mil e 5 mil pessoas.
Diversidade de países e culturas nas Dioceses portuguesas
O padre Filipe Diniz, coordenador nacional dos DND, destaca a riqueza da diversidade dos países e grupos oriundos dos cinco continentes que estarão presentes nas dioceses portuguesas durante os Dias nas Dioceses.
Preparação para a JMJ Lisboa 2023
Os Dias nas Dioceses são vistos como um caminho de preparação tanto para os peregrinos como para as comunidades anfitriãs, antes da vivência da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que ocorrerá de 1 a 6 de agosto de 2023, e onde os jovens de todo o mundo poderão encontrar-se com o Papa.
Lisboa: Primeira cidade portuguesa a acolher uma JMJ internacional
A escolha de Lisboa como cidade anfitriã da JMJ 2023 foi anunciada a 27 de janeiro de 2019, no Panamá. Esta é a primeira vez que a capital portuguesa acolhe uma edição internacional deste evento religioso e cultural, que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo durante cerca de uma semana.
A origem e história das Jornadas Mundiais da Juventude
As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, durante o Ano Internacional da Juventude. A primeira edição aconteceu em 1986, também em Roma, e desde então tem percorrido várias cidades, incluindo Buenos Aires, Santiago de Compostela, Czestochowa, Denver, Manila, Paris, Toronto, Colónia, Sidney, Madrid, Rio de Janeiro, Cracóvia e Panamá.