Aveiro, Sociedade

JMJ 2023: Diocese de Aveiro recebe «4900 peregrinos», de 14 nacionalidades, em famílias de acolhimento

O Comité Organizador Diocesano (COD) de Aveiro para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 anunciou que irá acolher com entusiasmo todos os peregrinos estrangeiros dos ‘Dias nas Dioceses’ em famílias de acolhimento, num total de 4900 peregrinos provenientes de 14 nacionalidades distintas. Pedro Carvalho, coordenador do COD, expressou a sua satisfação com esta iniciativa, destacando que a adesão das famílias foi uma “mobilização muito feliz”.

Coordenador do COD celebra sucesso da mobilização para o acolhimento em famílias

No âmbito da JMJ 2023 em Portugal, a Diocese de Aveiro tinha como objetivo envolver toda a comunidade na plena vivência deste evento, que inclui os ‘Dias nas Dioceses’, uma semana que antecede o encontro dos jovens com o Papa em Lisboa. Pedro Carvalho enfatizou que a opção pelo acolhimento em famílias foi uma escolha deliberada, rejeitando a ideia de alojar os peregrinos em pavilhões.

A equipa responsável pelas Famílias de Acolhimento do COD mobilizou-se intensamente para explicar e promover esta iniciativa junto das comunidades locais. A participação ativa do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, contribuiu significativamente para a adesão das famílias ao projeto, que acreditam que receber os peregrinos será uma experiência enriquecedora.

Pedro Carvalho fez questão de salientar que este gesto de acolhimento é um testemunho de generosidade e bondade, uma vez que abrir as portas aos desconhecidos trará aos anfitriões dias felizes e experiências inesquecíveis.

‘Os Dias nas Dioceses’: programa diversificado de 26 a 31 de julho

Os ‘Dias nas Dioceses’ ocorrerão entre 26 e 31 de julho em 17 dioceses de Portugal, incluindo Aveiro.

O programa abrange cinco pilares principais: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

Na Diocese de Aveiro, três pontos foram especialmente destacados por Pedro Carvalho: a visita ao museu onde está sepultada Santa Joana Princesa, um momento de culto mariano nos três santuários marianos da região e, por fim, uma grande festa de envio que reunirá todas as famílias de acolhimento, bem como os peregrinos estrangeiros e aqueles que partirão para Lisboa.

Momentos especiais em Aveiro durante a Jornada Mundial da Juventude

Pedro Carvalho encerrou, afirmando que o verdadeiro impacto deste evento será o que os peregrinos deixarão nas paróquias locais, destacando esta interação como a verdadeira beleza deste encontro.

A JMJ Lisboa 2023 promete ser uma celebração inesquecível de fé, partilha e fraternidade, unindo jovens de todo o mundo numa experiência única em terras portuguesas.


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *