Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Paulo Neves em Serralves: "O Tempo das Árvores"

Paulo Neves em Serralves: “O Tempo das Árvores”

Date:

O Escultor Paulo Neves apresenta a sua exposição “O Tempo das Árvores” no Celeiro, Lagar e Parque de Serralves, a partir de 14 de julho de 2023 até 30 de setembro de 2023.

A linguagem pessoal e inconfundível de Paulo Neves

Nesta exposição, Neves revela a sua linguagem pessoal e inconfundível, enraizada na tradição antiga da escultura, e expressa a sua profunda espiritualidade, respeito e amor pela natureza, bem como a busca pela pureza e harmonia.

Desde os seus primeiros trabalhos, em que utilizava pedaços de lenha, Paulo Neves mantém a madeira como o material de eleição para a criação das suas obras. Na natureza, repleta de uma riqueza infinita, o escultor encontra inspiração e prazer em descobrir a memória única de cada árvore, desde as marcas do tempo até à textura, cor e cheiro, transformando-as em objetos autónomos.

A Intervenção artística e o respeito pela natureza: uma reflexão na exposição

A curadora da exposição, Manuela Hobler Kaempf, descreveu o fascínio que sentiu ao visitar o atelier de Paulo Neves e deparar-se com os troncos majestosos de castanheiros deitados no chão.

“Eram árvores imponentes, que haviam crescido ao longo de centenas de anos, oferecendo sombra e alimento a várias formas de vida. Enfrentaram os desafios do calor, frio, tempestades e pragas, mas conseguiram completar o seu ciclo natural. Infelizmente, atualmente é raro encontrar árvores desta magnitude e saúde, restando apenas alguns exemplares protegidos em parques e florestas preservadas. No entanto, mesmo nestes castanheiros escuros, toscos e cheios de buracos, Paulo Neves encontrou uma beleza singular. O escultor salvou-os do fogo e conferiu-lhes uma nova vida, que agora pode ser apreciada nesta exposição que celebra os 100 anos do Parque de Serralves”- escreve a curadora no site da Fundação de Serralves.

“Como forma de homenagear as florestas queimadas em todo o mundo, Paulo Neves carbonizou a superfície exterior da madeira. Milhares de hectares cheios de vida são perdidos diariamente devido à negligência ou à ganância humana. Essas perdas representam a destruição do habitat natural de inúmeras espécies, resultando em consequências de longo prazo para todo o ecossistema e ameaçando um futuro saudável.

No centro da exposição, destacam-se duas raízes colossais invertidas, assemelhando-se a cérebros gigantes queimados e desconectados. Em contraponto, uma floresta de escadas, parecendo filigranas tortas, estende-se em direção ao infinito, como braços erguidos em alegria e esperança.

Outras esculturas apresentam linhas rítmicas emblemáticas esculpidas pelo artista, percorrendo a superfície dos galhos e criando uma nova casca suave e quase aveludada. O interior permanece cru e áspero, contrastando com o exterior. Essas formas evocam um abraço suave e elegante, jogando com luz e sombra.

Na exposição, é possível contemplar esculturas que revelam um corte profundo entre a superfície polida do interior sólido dos troncos e a casca completamente escurecida. Essa intervenção ressalta o interior luminoso da madeira, rico em traços inconfundíveis esculpidos pelo tempo.

O trabalho de Paulo Neves com esta madeira foi um equilíbrio delicado entre a intervenção artística e o respeito pelas características únicas de cada pedaço dos castanheiros centenários. Com cuidado e sensibilidade, o escultor descobriu a paisagem rica, tanto no interior quanto no exterior dessas árvores, transformando-as em esculturas inconfundíveis, harmoniosas e belas.

A exposição “O Tempo das Árvores” é uma oportunidade imperdível para apreciar a obra de Paulo Neves e refletir sobre a importância da natureza em nossas vidas. Ao explorar a relação entre o tempo, as árvores e a escultura, o artista convida-nos a contemplar a beleza, a fragilidade e a resiliência da natureza, despertando-nos para a necessidade de proteger e preservar o nosso ambiente.

Não perca esta exposição única, que estará em exibição em Serralves a partir de 14 de julho de 2023 até 30 de setembro de 2023.

Catálogo da exposição

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...