Destaque, Guarda

Cápsula do Tempo Guarda 2050: 10 anos de uma iniciativa marcante

Uma década de história e memórias

A Cápsula do Tempo – Guarda 2050, uma iniciativa do Clube Escape Livre para comemorar os 40 anos do Programa Escape Livre, celebrou o seu 10º aniversário. O evento, que reuniu personalidades da cidade da Guarda, marcou não apenas a agenda anual do local, mas também se tornou um acontecimento importante para a região e para o país.

Celebração marcante na Guarda

A cerimónia do 10º aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 teve lugar no Encosta do Tempo, próximo da Torre de Menagem da Guarda.

Diversas figuras importantes da cidade estiveram presentes, incluindo o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, a vogal substituta do Presidente da Junta de Freguesia da Guarda, Anabela Cunha, o Vice-Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Carlos Rodrigues, e o diretor da Rádio Altitude, Luís Baptista-Martins.

Durante o evento, Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, cinzelou o ano de 2023 na pedra, marcando simbolicamente o momento. Sérgio Costa destacou a importância da iniciativa e expressou o seu apoio, afirmando que esperam estar presentes em 2050 para abrir a cápsula. A cerimónia prosseguiu com a tradicional plantação de uma árvore, desta vez uma faia, com a participação de todas as personalidades presentes.

Preservar o património para o futuro

Francisco Pinto Balsemão, patrono da Cápsula do Tempo – Guarda 2050, não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem em que destacou a importância local e nacional da iniciativa.

Luís Baptista-Martins, da Rádio Altitude, e Carlos Rodrigues, do Instituto Politécnico da Guarda, elogiaram a excelência da ideia do Clube Escape Livre e manifestaram total disponibilidade para apoiar futuras iniciativas.

Reflexão sobre o património e desenvolvimento

Sob o tema “Preservar o Património, Olhar o Futuro”, Aida Carvalho, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque, apresentou uma perspetiva sobre a região do Côa e as iniciativas em curso para preservar o património, para um futuro de desenvolvimento.

A palestra despertou o interesse dos presentes, que ficaram esclarecidos sobre as maravilhas da região e como estão a ser preparados para o futuro.

No final da sessão, Aida Carvalho recebeu um relógio e uma chávena da coleção “Chávenas do Tempo”, da autoria do Arquiteto António Saraiva e produzidas pela SPAL, das mãos de Luís Celínio.

Este último encerrou o evento, agradecendo a presença de todos e realçando a importância que a Cápsula do Tempo – Guarda 2050 tem vindo a ganhar na vida cultural da Guarda, ultrapassando as fronteiras da cidade e da região, e incentivando outras instituições a elevar a Guarda a patamares ainda mais elevados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *