Alcanena, Destaque, Educação, Oliveira de Azeméis

Alunos portugueses e americanos em intercâmbio online “Exchanging Experiences”

No passado dia 23 de maio, os alunos das turmas 7ºA, 7ºB, 8ºA e 8ºB da Escola Soares Basto tiveram a oportunidade de participar num intercâmbio online intitulado “Exchanging Experiences”. O evento decorreu no auditório Bento Carqueja da escola e contou com a participação da turma do 7ºA da Escola Secundária de Alcanena, bem como de uma turma da Long Branch High School, nos Estados Unidos.

O intercâmbio foi organizado no âmbito do Projeto English Plus, em parceria com a Escola Lusitânia do Clube Português de Long Branch e a professora Raquel Rosa.

As professoras de inglês, Ana Isabel Gomes, Sónia Raposo e Raquel Rosa, foram as responsáveis pela organização desta atividade que permitiu a troca de experiências entre as turmas das escolas portuguesas e americanas.

Intercâmbio cultural e linguístico

A turma americana da Long Branch High School é composta por alunos emigrantes de vários países, incluindo Guatemala, Brasil, México, Porto Rico, Colômbia e Venezuela. Durante o intercâmbio, estes alunos tiveram a oportunidade de fazer uma breve descrição e apresentação dos seus países de origem, bem como dos seus costumes e tradições.

Por sua vez, os alunos portugueses das duas escolas partilharam informações sobre a escola em Portugal, as suas vivências e as cidades onde residem. Esta troca de experiências permitiu aos participantes conhecerem realidades culturais diferentes e expandir os seus horizontes.

Participação especial de Júlia Machado

No final das apresentações, os alunos tiveram a oportunidade de dialogar com Júlia Machado, aluna da Escola Secundária de Alcanena e vencedora do programa “The Voice Portugal kids” que teve como mentor Fernando Daniel.

Júlia, filha da professora Raquel Rosa, respondeu às questões colocadas pelos alunos e brilhou ao interpretar a canção “Love in the Dark” da artista britânica Adele.

A participação de Júlia Machado acrescentou um toque especial ao intercâmbio, proporcionando aos alunos uma experiência única e inspiradora.

Desenvolvimento de competências comunicativas

Os alunos participantes demonstraram um grande interesse e entusiasmo ao longo de toda a atividade. Além disso, tiveram a oportunidade de comunicar em inglês e desenvolver competências comunicativas interculturais.

O intercâmbio proporcionou um ambiente propício à prática da língua inglesa e à aprendizagem de diferentes perspetivas culturais.

Este tipo de iniciativas promove a abertura ao mundo, o respeito pela diversidade e a valorização das trocas interculturais, enriquecendo o percurso educativo dos alunos e preparando-os para os desafios do mundo globalizado em que vivemos.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *