No dia 29 de junho, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém – realizará a sessão de encerramento do Ribatejo International Promotion. O objetivo principal deste projeto foi apoiar a internacionalização e exportação das empresas da região para o mercado global, incluindo países como Sérvia, Camarões, Croácia, Qatar e Paraguai.
Estudos identificam produtos com potencial para entrar em mercados prioritários
No âmbito do projeto, foram desenvolvidos cinco estudos para identificar os produtos da região do Ribatejo com maior potencial de entrada nesses mercados prioritários. Os resultados desses estudos serão apresentados durante a sessão de encerramento.
“O Ribatejo International Promotion foi implementado para incentivar o aumento das exportações das PME da região do Ribatejo, utilizando não apenas os canais tradicionais, mas também criando ferramentas de apoio e análise de mercado, através do uso de redes de contactos e um maior conhecimento das características e especificidades de cada mercado”, afirmou Pedro Félix, Vice-Presidente da Comissão Executiva da NERSANT.
Os estudos identificaram os produtos com maior potencial de entrada em vários mercados, comparando as principais exportações da região com as principais importações desses mercados. Além disso, os estudos fornecem informações sobre os procedimentos e barreiras de acesso a esses mercados, a fim de preparar as empresas para abordá-los.
Também são apresentadas fichas de Business Intelligence com análises sobre produtos/mercados e informações relevantes sobre cada item nos respetivos mercados, como quantidades, preços, principais clientes, principais concorrentes, custos de transporte, taxas aduaneiras e outros detalhes.
O evento é gratuito, mas requer inscrição obrigatória, que pode ser feita aqui.
O Ribatejo International Promotion, um projeto promovido pela NERSANT, tem como objetivo melhorar o reconhecimento da região no exterior e fortalecer a posição das empresas e entidades no mercado global. Ele permite que as empresas iniciem as suas exportações ou fortaleçam o seu potencial exportador, consolidando quotas de mercado ou diversificando os seus mercados. O projeto é cofinanciado pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.