Economia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis

Mobinov apresenta veículo demonstrador do projeto PAC no Automobile Barcelona

O Mobinov – Cluster Automóvel Portugal revelou, durante o evento Automobile Barcelona, o veículo demonstrador do projeto PAC – Projeto Mobilizador. A iniciativa, liderada pela Simoldes Plásticos em parceria com o CEiiA // Centre of Engineering and Product Development, pretende capacitar Portugal para a industrialização de veículos de nova geração.

Projeto PAC – Portugal AutoCluster for the Future

O projeto PAC – Projeto Mobilizador é uma iniciativa do Cluster Mobinov, liderada pela Simoldes Plásticos, em conjunto com outras empresas relevantes do cluster automóvel e entidades do sistema científico e tecnológico nacional. Com caráter mobilizador e estruturante, visa posicionar o cluster automóvel nacional nas cadeias de valor globais do veículo do futuro por ações concretas de investigação e desenvolvimento em domínios críticos e emergentes do setor.

As atuais tendências de mobilidade, especialmente a urbana, apontam claramente para uma transformação disruptiva do veículo automóvel, com impacto em toda a cadeia de valor. Esse processo é impulsionado pelos desafios do desenvolvimento sustentável e da mobilidade, além da revolução digital que afeta os negócios tradicionais e determina novas formas de utilização.

Desafios socioeconómicos e a revolução digital

O setor da mobilidade, em especial a urbana, está a ser influenciado por tendências que redefinem os modelos de desenvolvimento socioeconómico. Essas tendências incluem a economia da partilha, a crescente urbanização, as novas formas de consumo, a tecnologia e os novos paradigmas da indústria, como a quarta revolução industrial e a Internet das Coisas (IoT). Nesse contexto, é crucial priorizar a acessibilidade inclusiva e a qualidade de vida, principalmente nas sociedades urbanas.

A emergência de novas soluções de mobilidade apresenta um potencial sem precedentes, resultando em profundas mudanças na forma como as pessoas e mercadorias se deslocam nas cidades.