O inspetor-geral do Trabalho de Cabo Verde, Anildo Fortes, esteve na sede da Alsa Todi, em Setúbal, para contactar diretamente com os trabalhadores cabo-verdianos contratados para exercer funções numa das principais empresas de transporte portuguesas e que opera nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela e Setúbal.
Visita do Inspetor-Geral do Trabalho de Cabo Verde
Na última segunda-feira, 22 de maio, o inspetor-geral do Trabalho de Cabo Verde, Anildo Fortes, visitou a sede da Alsa Todi em Setúbal.
Acompanhado por um responsável da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, da delegação de Setúbal, Fortes teve a oportunidade de entrar em contacto direto com os trabalhadores cabo-verdianos contratados pela empresa de transporte portuguesa.
Encontro para troca de impressões
A visita possibilitou um encontro informal no qual os trabalhadores cabo-verdianos puderam expressar as suas experiências, condições de trabalho e planos. Cerca de 50 trabalhadores de Cabo Verde já se encontram em Portugal, e expressaram o desejo de permanecer na empresa e trazer as suas famílias para o país.
A Alsa Todi, devido à escassez de profissionais disponíveis em Portugal, implementou um projeto inovador que resultou na contratação de 50 motoristas cabo-verdianos. Além disso, está em andamento um processo de contratação de mais 18 colaboradores.
Juan Gomez Pina, responsável da Alsa em Portugal, destacou a integração bem-sucedida dos trabalhadores cabo-verdianos e o seu valioso contributo para a empresa na defesa do transporte público na região da margem sul de Lisboa.
Expansão e renovação da frota
A Alsa Todi ganhou o concurso do Lote 4 do transporte público da Carris Metropolitana de Lisboa, permitindo a sua operação nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Montijo, Moita, Palmela e Setúbal.
Para atender à operação na Grande Lisboa, a Alsa Todi introduziu uma frota de 240 autocarros completamente novos, incluindo veículos movidos a eletricidade e gás. Esses autocarros estão equipados com WiFi, USB, ar-condicionado e oferecem lugares para passageiros com mobilidade reduzida, bem como espaço para carrinhos de bebé.
Além disso, o grupo Alsa tem planos de iniciar a operação de 102 linhas na região do Grande Porto, abrangendo os concelhos de Santo Tirso, Valongo, Paredes e Gondomar. A empresa está se preparando para um novo processo de contratação de motoristas de Cabo Verde e de outros Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech