Cultura, Guimarães

Candidaturas abertas para o Prémio Victor Sá de História Contemporânea

O Conselho Cultural da Universidade do Minho (UMinho) está com candidaturas abertas para o prestigiado Prémio Victor Sá de História Contemporânea, destinado a jovens investigadores portugueses e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). As inscrições estarão disponíveis até 29 de setembro de 2023 e o prémio tem um valor de 3500 euros.

O prémio mais importante para jovens investigadores

O Prémio Victor Sá de História Contemporânea, apoiado pelo Município de Guimarães, é considerado o galardão mais importante do país para jovens investigadores nesta área.

Para incentivar a pesquisa e o estudo da História Contemporânea Portuguesa, o prémio aceita trabalhos que abordem o período a partir de 1820.

Os candidatos devem ter nacionalidade portuguesa ou serem oriundos dos PALOP, com idade até 37 anos completos até 31 de dezembro de 2023.

Os trabalhos devem ser redigidos em língua portuguesa, originais, datilografados ou publicados entre 2022 e 29 de setembro de 2023.

Entrega das candidaturas e seleção dos vencedores

As candidaturas devem ser entregues pessoalmente ou enviadas por carta ao Conselho Cultural da UMinho, localizado no Largo do Paço, em Braga.

O júri, composto por três especialistas na área, será responsável por selecionar o vencedor e a obra premiada. No final deste ano, será anunciado o resultado e, caso seja pertinente, poderão ser atribuídas menções honrosas no valor de 500 euros.

Tradição e reconhecimento do Prémio Victor Sá de História Contemporânea

O Prémio Victor Sá de História Contemporânea foi instituído em 1991 na Universidade do Minho, graças a uma doação do professor e historiador Victor de Sá (1921-2003).

Agora, na sua 32ª edição, o prémio é reconhecido como de interesse cultural pela Secretaria de Estado da Cultura e conta com o apoio de mecenas públicos e privados.

Entre os vencedores anteriores estão académicos proeminentes, como Fernanda Rollo, ex-secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Miguel Cardina, agraciado com uma bolsa de 1,4 milhões de euros pelo Conselho Europeu de Investigação.

Para mais informações sobre o Prémio Victor Sá de História Contemporânea e o processo de candidatura, os interessados podem visitar o site www.conselhocultural.uminho.pt.

Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *