A fase de apresentação de propostas da edição 2023 do Orçamento Participativo do Município de Azambuja foi concluída, com um total de 39 ideias de investimento nas diferentes áreas possíveis. Agora, segue-se a fase de análise técnica e validação das propostas.
Propostas por freguesia
Das 39 propostas submetidas, 5 foram apresentadas para a Freguesia de Alcoentre, 1 para a Freguesia de Aveiras de Baixo, 10 para a Freguesia de Aveiras de Cima, 14 para a Freguesia de Azambuja e 9 para a Freguesia da União das Freguesias. As Freguesias de Vale do Paraíso e Vila Nova da Rainha não receberam propostas nesta edição.
O que é o Orçamento Participativo?
O Orçamento Participativo tem como objetivo incentivar a participação ativa e construtiva dos cidadãos, promovendo um diálogo mais próximo entre os eleitos, os técnicos municipais e a população. Este mecanismo de democracia participativa, com um regulamento municipal específico, permite aos cidadãos decidirem como deve ser investida uma verba do orçamento público.
Verba disponível
Para esta edição do Orçamento Participativo, está destinada uma verba global de 120 mil euros, que será utilizada para financiar as propostas mais votadas, com um montante máximo de 15 mil euros a cada projeto.
Próximas etapas
As 39 propostas apresentadas foram submetidas na plataforma op.cm-azambuja.pt e serão agora analisadas tecnicamente e validadas para confirmar se cumprem os requisitos do programa. A fase de votação pública nas propostas aprovadas está prevista para iniciar em 3 de outubro.