Os municípios de Alenquer e Azambuja vão realizar uma ação de limpeza conjunta, “Alenquer e Azambuja Limpa”, na estrada municipal que liga Ota a Aveiras de Cima, no dia 13 de maio. A iniciativa, que está integrada no aniversário do Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana, tem como objetivo remover os resíduos nas bermas das estradas e alertar a comunidade para a importância de proteger o meio ambiente.
A ação terá início às 09h00, com ponto de encontro junto à Escola Básica do Carregado, no concelho de Alenquer, e junto à Escola Básica de Aveiras de Cima, no concelho de Azambuja. A participação nesta ação é aberta a todos os voluntários que queiram colaborar e terá a duração de três horas.
O “Alenquer Limpa” é um projeto da Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana, e já realizou seis ações no ano de 2022, com o apoio das freguesias do concelho, da Valorsul, da Infraestruturas de Portugal, de algumas empresas e agrupamentos de escuteiros e escoteiros e alunos de escolas do concelho.
Para esta ação conjunta, o município de Alenquer convidou o município de Azambuja, considerando que a ação se insere num eixo viário que liga os dois municípios. Estarão presentes elementos dos dois municípios, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda Nacional Republicana, da Valorsul, da Ecoambiente, dos Agrupamentos de Escolas do Carregado e de Vale Aveiras (no âmbito do projeto Eco Escolas), do Agrupamento de Escuteiros do Carregado 514 e da Universidade da Terceira Idade do Concelho de Azambuja – UTICA.
O vereador do município de Alenquer com o pelouro do Ambiente, Paulo Franco, acredita que esta iniciativa é capaz de agregar várias comunidades em torno das causas ambientais. “Desta vez, a ação de limpeza decorrerá no trajeto da estrada municipal Ota – Aveiras de Cima, com o foco na remoção de resíduos nas bermas das estradas, e será concretizada por funcionários e colaboradores de várias entidades e dos dois municípios”, acrescentou o vereador.
A vereadora Ana Coelho, da Câmara Municipal de Azambuja, destaca o papel destas iniciativas como boas práticas de proteção do território em que estamos inseridos. “Com a ajuda de todos, estou certa, que conseguiremos contribuir para um concelho com melhor ambiente e mais qualidade de vida.”

