Celorico de Basto, no distrito de Braga, recebe neste fim de semana, dias 6 e 7 de maio, a primeira edição da Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais, promovida pelo Município local e apoiada pelo projeto “A Recolectora” com a Herbalista Fernanda Botelho. A festa terá lugar na Casa da Terra e na praça Albino Alves Pereira, mas também pelos campos e trilhos do concelho, onde proliferam muitas plantas silvestres com múltiplos usos.
Um fim de semana para aprender sobre as plantas
A Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais tem como objetivo principal sensibilizar os participantes para a identificação e benefícios das plantas aromáticas, medicinais e condimentares, bem como para as suas curiosidades históricas. Entre as atividades programadas, destacam-se um mercadinho, gastronomia, caminhadas de reconhecimento, workshop de medicina herbal, oficinas e animação.
Programa variado
Na festa, serão desenvolvidas diversas ações, como o workshop de medicina herbal “Farmácia do Baldio”, a caminhada/aula andante Verde Adentro e a Oficina de Ilustração Botânica em Azulejo, entre outras. A participação em algumas atividades é obrigatória e já está esgotada, mas há outras abertas ao público sem necessidade de inscrição prévia.
Interesse crescente nas plantas silvestres
Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, afirmou que o interesse em ervas aromáticas e medicinais surgiu pela quantidade de plantas silvestres existentes no concelho e pelas múltiplas caminhadas que têm vindo a ser desenvolvidas. “Os seus usos são infindáveis e por isso decidimos realizar um evento, com especialistas para nos dar a conhecer esta riqueza natural”, disse.
Apesar de alguns eventos estarem com inscrições esgotadas, o espaço da Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais contará com outras atividades disponíveis para a participação da comunidade, como o mercado de “Sabores e Aromas”, a atuação de Eiró (Música tradicional) e animação permanente.
A Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais em Celorico de Basto é uma excelente oportunidade para aprender sobre a diversidade de plantas silvestres e as suas utilizações, numa iniciativa que promove a sensibilização ambiental e o contacto com a natureza.
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech