Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Destaque, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Turismo, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu

432 praias com Bandeira Azul em 2023

A Associação Bandeira Azul Europa anunciou que Portugal tem 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul em 2023, mais uma do que no ano anterior. Apesar da diminuição das praias fluviais devido à seca e aos incêndios, o país conseguiu manter e até aumentar o número de praias e embarcações premiadas.

Portugal com mais uma praia premiada em 2023

A Associação Bandeira Azul Europa anunciou que Portugal tem 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul em 2023, uma a mais do que no ano anterior. Apesar da diminuição das praias fluviais devido à seca e aos incêndios, o país conseguiu manter e até aumentar o número de praias e embarcações premiadas.

Na próxima época balnear, 394 praias serão premiadas, distribuídas por 103 municípios, sendo que Coruche e Montemor-o-Velho candidataram praias pela primeira vez. Portugal é o segundo país com o maior número de praias galardoadas no interior, com 47 praias fluviais premiadas em 2023, menos três do que no ano anterior.

Veja se a sua praia é uma Bandeira Azul em 2023: AQUI

José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, destacou o esforço das comunidades e autarquias do interior para manterem e aumentarem o número de praias premiadas. Ele também ressaltou a importância da qualidade da água e do espaço, ordenamento, segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental) para obter a Bandeira Azul.

Portugal ocupa o segundo lugar no mundo em número de embarcações eco turísticas galardoadas, com 21, e tem 17 marinas premiadas. A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai ocorrer em 1 de junho, na praia do Mar, nas Caldas da Rainha. Enquanto isso, o primeiro hastear de Bandeira Azul em praia fluvial vai acontecer em 15 de junho, em Reconquinho, Penacova. A bandeira será também hasteada na Marina de Troia, no concelho de Grândola, em 5 de junho.