Cultura, Sociedade, Torres Vedras

Espetáculo de dança no domínio da Arte Inclusiva em Torres Vedras

O espetáculo de dança no domínio da Arte Inclusiva 3,50 x 2,70 [três e meio dois setenta], o qual contará com a interpretação de atores com deficiência auditiva, vai ser apresentado no palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 8 de abril, pelas 21h30.

Segundo a sinopse deste espetáculo: “3,50 x 2,70 [três e meio dois setenta], é uma medida, talvez uma coordenada de espaço, de linhas, muros ou fronteiras, onde homens e mulheres confrontam os seus medos num jogo de palavras, mas sem palavras. Estes homens e mulheres multiplicados, são apenas dois, e entre movimentos e sons viajam em sonhos onde o que os separa não é nada mais do que eles próprios. Este é o campo de batalha de uma guerra de sentimentos contraditórios, de confrontos com a realidade vivida e sonhada, onde protegem um espaço que, afinal a quem pertence? O que os mantém aqui é exatamente a vontade de comunicar, de se ouvirem e de matar isto que os separa.

3,50 x 2,70 [três e meio dois setenta] procura questionar o espaço do outro, as fronteiras, de dentro para fora, de fora para dentro, numa procura de uma linguagem comum onde o silêncio, as palavras e os gestos não são de ninguém”.

De referir que 3,50 x 2,70 [três e meio dois setenta] é uma criação de Ana Rita Barata e Bruno Rodrigues/ CiM – Companhia de Dança, interpretada por seis atores surdos e ouvintes.

Esta peça é uma obra adaptada do original de Eero Enqvist, Kukunor ja Unikuu (título original em finlandês, adaptado para inglês como Guardians of Dreams), no âmbito do projeto europeu “Sign and Sound Theatre” (Programa Europa Criativa – Comissão Europeia).

Este projeto tem como objetivo principal promover o Teatro Surdo a nível Europeu e, em particular, o método pioneiro de Teatro Bilingue Inclusivo (IBT – Innovative Bilingual Theatre). Este método explora novas formas de criar Arte Inclusiva, para um público inclusivo, permitindo aos artistas e aos espetadores, surdos e ouvintes, usufruir de igual forma e em simultâneo da experiência artística.

O preço dos bilhetes para se assistir ao espetáculo 3,50 x 2,70 [três e meio dois setenta], no Teatro-Cine de Torres Vedras é de cinco euros.

Esta performance será apresentada em português e em língua gestual portuguesa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *