O Município de Castro Verde aprovou, ontem, 21 de fevereiro, em reunião da Assembleia Municipal, a classificação do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal.
Esta decisão demonstra a vontade do Município de Castro Verde em promover a contínua preservação e valorização desta expressão artística identitária e é, em primeiro lugar, o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido há décadas pelos Grupos Corais do concelho.
Esta classificação reflete também uma aposta clara na definição de uma estratégia global de salvaguarda do Cante no concelho, processo esse que está em curso, e que se expressou na criação recente do Observatório e Centro de Documentação do Cante Alentejano, a funcionar no Centro de Artes e da Viola Campaniça.
O Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, reforça o diálogo entre diferentes gerações, géneros e indivíduos de diferentes origens, contribuindo para a coesão social no concelho de Castro Verde, pelo que esta classificação vai ao encontro dos objetivos da autarquia na promoção de iniciativas que valorizem, preservem e dinamizem o património cultural do concelho.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech