A Escola Básica Carlos Bernardes, em Turcifal, foi inaugurada durante a tarde do dia 11 de fevereiro. O equipamento, que entrou em funcionamento no início do ano letivo, foi oficialmente inaugurado no dia em que se assinalou o aniversário de nascimento de Carlos Bernardes (1968-2021).
A cerimónia de inauguração teve início com o descerramento da respetiva placa, momento em que marcaram presença Rafael e Clara Bernardes, familiares de Carlos Bernardes, o presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, João Carlos Caldeira, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Isabel Damasceno.
Seguiu-se o momento de bênção do espaço, que foi efetuado pelo Reverendo Padre Paulo Antunes, e as intervenções do presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, da diretora do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, da presidente da CCDR Centro e da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.
“O Turcifal sempre se orgulhou por ter um ensino de excelência”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia de Turcifal, referindo que “esse continuará a ser sempre um desígnio deste executivo”. João Carlos Caldeira destacou a importância deste novo equipamento para continuar a melhorar o ensino na freguesia, no ano em que a localidade de Turcifal “está a comemorar o seu vigésimo quinto aniversário de elevação a vila”. No seu discurso, o autarca relembrou Carlos Bernardes como “um ilustre turcifalense” que “sempre deu tudo para que a nossa terra evoluísse”.
A diretora do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, Rita Sammer, afirmou ser “uma honra que o nome de Carlos Bernardes fique associado a uma escola do nosso agrupamento”. Rita Sammer recordou o percurso até à conclusão da nova escola, sublinhado que a antiga Escola Básica de Turcifal “nunca deixou de prestar um excelente serviço educativo”.
A presidente da CCDR Centro descreveu a nova escola como “um espaço belíssimo, com umas condições excecionais do ponto de vista físico e também do ponto de vista humano”. Isabel Damasceno referiu, ainda, que “Torres Vedras tem sido muitas vezes parceria da CCDR em projetos avançados”, apontando a Escola Básica Carlos Bernardes como mais um exemplo de bom uso de fundos comunitários.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech