Início Destaque Tradição da Bênção da Fogaça volta a Palmela

Tradição da Bênção da Fogaça volta a Palmela

0
Tradição da Bênção da Fogaça volta a  Palmela

A tradição da Cerimónia da Bênção da Fogaça de Palmela volta a cumprir-se a 15 de janeiro, Dia de Santo Amaro, às 18h00, na Igreja de São Pedro.

A iniciativa é organizada pela Confraria Gastronómica de Palmela e pela Paróquia de Palmela, com o apoio da Junta de Freguesia de Palmela e do Município, como forma de manter viva esta tradição, segundo a qual a população confecionava este biscoito, no dia 15, para oferecer a Santo Amaro, como forma de pagamento das suas promessas.

O Município de Palmela, no quadro do desenvolvimento turístico-cultural e da valorização dos seus recursos endógenos, apoia e divulga a tradicional Cerimónia da Bênção da Fogaça, que contribui para perpetuar a memória da história local e das raízes da comunidade.

Amaro, ou Mauro, como também é conhecido, nasceu em Úmbria, Itália, no século VI. Ainda em criança, foi entregue pelos seus nobres pais romanos a um mosteiro, dirigido por São Bento, para que fosse formado na vida monástica. A pedido de São Bento, Santo Amaro viajou para França, para estabelecer a Regra de São Bento neste país. Foi assim que Santo Amaro abriu o primeiro mosteiro Beneditino, a Abadia de Glanfeuil, perto de Angers, França. É um santo invocado contra várias doenças, em especial, para curar gripes, rouquidão, dores de cabeça, enxaquecas, artrose e artrite.

Em Portugal, é celebrado em locais como Palmela, Esposende, Vieira do Minho, Pombal, Vila do Conde, Estarreja, Madeira, Açores, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui