O ex libris da Póvoa de Lanhoso – o Castelo de Lanhoso – continua a seduzir os amantes da história de Portugal. No ano que agora terminou, o interior da sua Torre de Menagem registou a entrada de 6122 visitantes.
Este número supera as entradas verificadas em 2020, ano em que o Núcleo Museológico foi visitado por 4597 pessoas.
Setembro e agosto de 2021 foram os meses em que mais visitantes passaram pela Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso, sendo que, para além de Portugal, os turistas que chegaram a este local eram sobretudo provenientes do Brasil, Espanha e França.
Os registos de 2021 e de 2020 foram marcados fortemente pelos condicionalismos decorrentes da conjuntura pandémica que implicaram, inclusivamente, o encerramento de espaços como a Torre de Menagem, onde existe o Núcleo Museológico, e que determinaram uma inversão no número crescente de visitantes que vinha a ser verificado até ao último dia de 2019.
Para 2022, almeja-se o crescimento do número de visitantes e um bom sinal disso mesmo parece ser o facto de, logo no primeiro dia de abertura do Castelo de Lanhoso, em 2022 (dia 2 de janeiro), o Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso ter recebido a visita de muito perto de uma centena de pessoas.
A partir de março, perspetiva-se a abertura da exposição “Herança Cultural da Póvoa de Lanhoso” no interior do Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso.