O Município da Póvoa de Lanhoso disponibiliza o Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal – GACI que pretende ser uma resposta individualizada de suporte aos cuidadores informais.
De lembrar que o diploma do Governo que estabelece os termos e as condições do reconhecimento do estatuto de cuidador informal, bem como as medidas de apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas, foi promulgado pelo Presidente da República no passado dia 3 de janeiro.
São considerados dois tipos de cuidadores informais: o cuidador principal, que reside com a pessoa cuidada e não desempenha qualquer atividade remunerada; e o cuidador não principal, que cuida de forma regular, mas não permanente, e que pode ou não receber remuneração de atividade profissional. Para se ser reconhecido como Cuidador Informal é necessário apresentar requerimento próprio através da Segurança Social Direta ou em qualquer serviço de atendimento da Segurança Social.
O Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal – GACI do Município da Póvoa de Lanhoso pode ser contactado por marcação efetuada presencialmente nos Serviços Sociais do Município, que funcionam no edifício da Casa da Botica, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00. Também pode ser contactado telefonicamente através de 253 639 700/253 639 794/966 569 569 ou através do email gaci@mun-planhoso.pt.
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech