O Município do Porto assume os custos da inoculação para pessoas com mais de 60 anos e outros com patologias crónicas.
Ainda que a vacina contra a gripe sazonal seja gratuita para pessoas com 60 ou mais anos, assim como para quem tem patologias crónicas, o Município do Porto pretende incentivar à sua toma assumindo o custo de administração desta vacina nas farmácias comunitárias. Uma medida relevante na promoção da saúde pública, que se espera que tenha um impacto positivo na proteção das pessoas e da comunidade.
Face ao contexto atual de pandemia Covid-19, a vacinação contra a gripe sazonal reveste-se de particular importância, principalmente junto de grupos da população prioritários, motivo pelo qual, à semelhança do que aconteceu em 2020, o Município do Porto volta a assumir os custos da sua inoculação.
Desde novembro último que a medida já estava em vigor para os munícipes entre os seis meses e os 64 anos que tiverem patologias crónicas ou condições descritas na Norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) relativa à época 2021/22.
Decorrente da mais recente revisão à referida Norma da DGS, é agora também possível às pessoas com 60 ou mais anos dirigirem-se às farmácias comunitárias aderentes, sem necessidade de prescrição médica, para que possam ser vacinadas gratuitamente contra a gripe sazonal.
Assim, na cidade do Porto, o Município entendeu como justificado o alargamento do pagamento do serviço de inoculação da vacina também a este grupo da população.
Esta evolução configura uma oportunidade para que, localmente, se possa prever a vacinação, em contexto de farmácia comunitária, junto de um conjunto mais alargado de pessoas, contribuindo para o descongestionamento das unidades de saúde (numa altura que ainda é crítica) e incentivando a vacinação de um maior número de pessoas, mantendo-se a premissa da prestação de cuidados às pessoas em proximidade.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech