Celorico de Basto, Sociedade

Município de Celorico de Basto inaugurou a iluminação de Natal

No dia 7 de dezembro, o Município de Celorico de Basto deu início às celebrações da quadra Natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, com destaque para uma árvore de 20 metros situada na praça Albino Alves Pereira.

Toda a vila de Celorico de Basto e encontra iluminada com as tradicionais luzes de Natal mas o foco deste ano incide na colocação de uma árvore de mais de 20 metros no centro da Praça Albino Alves Pereira, uma “forma de tornar o natal mais brilhante e alegre”.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, antes de carregar no interruptor para acender as luzes de Natal disse que “iniciamos esta quadra natalícia com a iluminação de natal, esta luz que se estende a toda a vila procura ser um motivo de esperança num amanhã que se espera melhor. As circunstâncias em que vivemos não nos deixam alternativa e vemo-nos obrigados a declinar muitos dos projetos que tínhamos alinhados para esta quadra. Tínhamos preparado um Mercadinho de Natal, exatamente aqui nesta praça, tínhamos o Natal dos idosos, tínhamos alinhado o encontro das janeiras, que é sempre um marco importante nas tradições seculares desta comunidade, um programa amplo que tivemos que cancelar por um motivo maior, o bem-estar de toda a comunidade”.

Contudo, “não queremos que o Natal passe despercebido, queremos que seja uma época feliz, e por isso paralelamente à iluminação mantemos a nossa “Aldeia Natal”, o nosso Presépio feito com tanta dedicação e empenho dos nossos funcionários, onde podemos observar verdadeiras réplicas de alguns edifícios marcantes do concelho. E mantemos o apoio ao comércio local, numa tentativa de os ajudar a ultrapassar as dificuldades e ao mesmo tempo de incutir o gosto de comprar no que é nosso, de forma segura e próxima. Queremos que esta quadra seja vivida em pleno, em família e em comunidade mas com responsabilidade”.

A iluminação de Natal foi um investimento da autarquia na ordem dos 21 mil euros e procura tornar “o Natal mais brilhante e alegre”. Irá manter-se até meados de janeiro tal como a “Aldeia Natal”, localizada junto à entrada do Mercado Municipal e que pode ser visitada todos os dias da semana.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *