O Centro Municipal de Proteção Civil do Concelho do Seixal vai ser inaugurado esta sexta-feira, dia 5 de novembro, às 16.30 horas, ficando instalado no edifício dos Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal. Este centro conta com um investimento de 71 350,73 euros. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, “este novo centro operacional da Câmara Municipal do Seixal vai permitir ampliar a proteção da população, através do reforço da prevenção, monitorização e coordenação de sinistros ou eventos como a presente crise pandémica”.
Este equipamento dispõe de serviço de radiocomunicações através da rede SIRESP, da Rede Estratégica de Proteção Civil, da Rede Operacional de Bombeiros e da Rede Municipal de Proteção Civil. Está também preparado para acompanhar a formação de eventos extremos através de centros meteorológicos online ou da ligação à rede local de estações meteorológicas. Em caso de situação extrema, está concebido para ser reinstalado numa tenda de campanha, podendo receber o Centro de Coordenação Operacional Municipal ou a Comissão Municipal de Proteção Civil, em caso de ser acionado o Plano Municipal de Emergência em situação de catástrofe.
Também neste dia, irá realizar-se, pelas 11.05 horas, a 9.ª edição do exercício de âmbito nacional, de sensibilização para o risco sísmico, denominado A Terra Treme, organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil do Seixal. Este consiste na realização de três ações que podem fazer a diferença perante a ocorrência de um sismo, tendo a duração de 1 minuto, onde os participantes executam os 3 gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar. A iniciativa realiza-se na Escola Básica de Santa Marta do Pinhal, em Corroios, seguindo-se o simulacro de evacuação da escola em que serão aplicados todos os procedimentos de uma evacuação em caso de emergência. Este exercício será promovido, futuramente, junto das escolas e juntas de freguesia do concelho.
Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech