Início Braga Celorico de Basto Peça de teatro “Pedras de Memória” subiu ao palco em Celorico de Basto

Peça de teatro “Pedras de Memória” subiu ao palco em Celorico de Basto

0
Peça de teatro “Pedras de Memória” subiu ao palco em Celorico de Basto

A Rota do Românico promoveu a produção de uma peça de teatro designada “Pedras de Memória”, voltada para a valorização do património imaterial e dos monumentos da Rota do Românico, em cujas pedras está preservada a memória de séculos passados, com lendas, contos e histórias do Tâmega e Sousa como base de inspiração.

Celorico de Basto conta com a inclusão de 4 monumentos na Rota do Românico, o Castelo de Arnoia, a igreja de São Salvador de Ribas, a Igreja de Santa Maria de Veade e de S. Salvador de Fervença.

A peça subiu ao palco do Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa no dia 16 de outubro e contou com uma plateia atenta a assistir a um enredo inspirado nas lendas da região do Tâmega e Sousa, que procura fixar na dramaturgia uma parte do património imaterial. O espetáculo é trazido para a contemporaneidade através dos dispositivos cénicos, do jogo teatral, do humor, do canto e da música ao vivo.

A peça “Pedras de Memórias” é produzida pela companhia Jangada Teatro, com texto e encenação da responsabilidade de Luís Oliveira, e conta com um leque de atores amadores dos concelhos de Celorico de Basto, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel. Em representação de Celorico de Basto integram o elenco Natércia Seixas e Teresa Canais Seco, atrizes do Grupo de Teatro Celoricense, que aceitaram o desafio e se associaram a esta iniciativa.

Para Teresa Canais Seco esta é uma experiencia fantástica “que nos permite, enquanto atores amadores, ganhar mais experiência e crescer numa arte única, desafiante e que me deixa, particularmente, realizada. Esta peça procura, de forma hilariante, fazer referência a vários monumentos da Rota do Românico, com histórias, contos e lendas guardadas na memória de muitos e dramatizada com humor”.

A peça, que foi já exibida em Penafiel e Lousada, segue agora para o Auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras, onde será apresentada no próximo dia 22, no dia 23 na Casa da Cultura de Paredes e no dia 24 na Associação de Socorros Mútuos Freamundense, em Paços de Ferreira.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui