O Município de Anadia vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, com a inauguração de três espaços nas freguesias de Avelãs de Cima, Vila Nova de Monsarros e Sangalhos. As obras finalizadas representam um investimento global superior a 250 mil euros.
Os espaços a inaugurar – Centro Interpretativo do Ciclo da Água e da Floresta, Moinho de Água do Parque Ecológico de Vila Nova de Monsarros e Miradouro do Ecoparque de Sangalhos – têm como denominador comum a mais-valia ambiental e ainda o facto de resultarem de propostas vencedoras do Orçamento Participativo. O périplo de inaugurações começará em Canelas, às 14h30, seguirá depois para Vila Nova de Monsarros, às 16h30, e terminará em Sangalhos, às 18h.
O Centro Interpretativo do Ciclo da Água e da Floresta, localizado na antiga Escola Primária de Canelas, pretende apelar à consciencialização e valorização destes recursos endógenos, pela importância que têm, pelo valor que representam e pelas funções que desempenham. Recorde-se que a água e a floresta são duas das maiores riquezas do concelho de Anadia.
O Parque Ecológico de Vila Nova de Monsarros, localizado junto ao Rio da Serra, perto do núcleo urbano da povoação, conta com diversas infraestruturas de recreio e lazer. Aproveitando a intervenção, a autarquia anadiense complementou este espaço com a construção de um moinho de água museológico, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo.
O Miradouro integrado no Ecoparque de Sangalhos tem como pano de fundo as serras do Caramulo e do Bussaco. É mais um atrativo para a freguesia de Sangalhos e para o concelho de Anadia.
Este ano, à semelhança de 2020, face às restrições associadas à pandemia de Covid-19, não foi possível realizar a habitual Feira do Ambiente “Anadia + Verde, Anadia + Consciente”, que tem marcado as comemorações do Dia do Ambiente em Anadia.
Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech