Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa de Varzim investe mais de 1 milhão e meio de euros nos Centros Ocupacionais

Os Centros Ocupacionais de Aver-o-Mar (COA) e da Lapa (COL) são hoje parte integrante da comunidade poveira, funcionando como estruturas de apoio e combate ao isolamento e à exclusão social no concelho. Depois de encerrados por causa das regras impostas pela pandemia, e numa altura em que a maioria dos utentes está já foi vacinada, ambos os Centros estão agora em condições de reabrir e voltar a funcionar a partir do próximo dia 3 de Maio.
Prosseguindo o objetivo de dar maior qualidade de vida à população idosa do concelho, o Executivo Municipal decidiu, em 2018, revitalizar duas antigas escolas primárias na Lapa e em Aver-o-Mar, ao investir aproximadamente 790 mil euros na Escola da Lapa e 895 mil euros na antiga Escola do Cruzeiro. O COA e o COL destinam-se a apoiar, especialmente, a população sénior do concelho, profissionalmente inativa (reformados e pensionistas) ou com mais de 60 anos de idade.

Com estes equipamentos de proximidade, o Município da Póvoa de Varzim passou a contar com dois espaços que proporcionam aos nossos idosos um envelhecimento mais seguro em locais de convívio, permanência e acompanhamento, onde ao contacto social se alia o desenvolvimento de novas capacidades, dando “vida ativa àqueles que um dia começaram também nestas escolas a aprender as primeiras letras e que agora, neste mesmo espaço, passam a aprender outras competências”, conforme sublinhou o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira.

Estas duas estruturas sociais da Câmara Municipal visam a promoção do bem-estar da comunidade, em particular dos que vivem em situação de vulnerabilidade, carência familiar ou isolamento, e que, por isso, tenham necessidade de apoio moral, social ou familiar. Estão aqui reunidos um conjunto de serviços que permitem à população sénior participar em atividades de carácter sócio recreativo e cultural, potenciando com elevada taxa de sucesso o convívio e relações de amizade entre os utentes, um envelhecimento ativo e saudável e um acompanhamento biopsicossocial.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *