Castro Verde, Cultura

Ministra da Coesão Territorial inaugurou Centro de Artes e da Viola Campaniça de Castro Verde

A Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa, inaugurou este domingo, 25 de abril, o novo Centro de Artes e da Viola Campaniça de Castro Verde.

“Não podia haver dia melhor que o 25 de Abril para celebramos este Centro que recupera a tradição da viola campaniça”, sublinhou Ana Abrunhosa. A ministra frisou ainda que este “novo espaço” é um bom exemplo da aplicação de fundos europeus na medida em que um país desenvolvido passa por uma aposta forte na educação e na cultura e que a preservação da memória e das tradições, é uma bela forma de identificação territorial e promove a coesão territorial”.

O novo Centro de Artes e da Viola Campaniça de Castro Verde representa um investimento municipal de € 632.068,79 (iva incluído), comparticipado em 85% por fundos comunitários. Para o presidente da autarquia, trata-se “de um investimento marcante para Castro Verde que vai conseguir valorizar tradições” e, por outro lado, “continuar a fortalecer o trabalho que Castro Verde tem desenvolvido ao nível do toque e também da construção da viola campaniça”.

O Centro de Artes e da Viola Campaniça está localizado na Rua D. Afonso Henriques, em pleno centro histórico da vila, e dispõe de instalações apropriadas para a construção e toque da Viola Campaniça, e oficinas para a promoção de atividades inovadoras ligadas às artes e ofícios e será, nas palavras de António José Brito, “uma âncora fundamental de valorização da nossa cultura, em particular da viola campaniça”.

 

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *