Segundo Abrigo de Observação de Aves de Grândola já abriu

Date:

A abertura do segundo Abrigo de Observação de Aves, junto à Lagoa de Melides, realizou-se no passado sábado, dia 17 de abril.

O primeiro abrigo é datado de outubro de 2017, quatro anos depois surgiu a necessidade da implementação de um novo pela importância que assume a prática de birdwaching na Lagoa de Melides e com vista a incentivar esta prática. Este é local de um importante ponto de residência e passagem de aves migratórias, consistindo um dos mais importantes ecossistemas do concelho, estando já registada a observação de mais de 180 espécies de aves neste local.

Este novo Abrigo foi inaugurado pela Vereadora do Pelouro de Turismo, Carina Batista, que salientou a importância deste momento para o Turismo de Natureza.

“Este abrigo tem uma importância redobrada para o nosso concelho, na medida de divulgar e sensibilizar as pessoas para a biodiversidade deste local, como também tem o objetivo de a nível turístico permitir o combate à sazonalidade.”

A convite do Município estiveram presentes Luis Duarte, presidente do Clube de Campismo de Lisboa (CCL) – local onde está localizado este segundo Abrigo, José Frade, responsável pelo Projeto BioMelides, Adélia Botelho, em representação da Junta de Freguesia de Melides e Glória Santos, proprietária do terreno onde se implantou o primeiro Abrigo.

Para o presidente do Clube de Campismo de Lisboa, proprietário deste parque e mais sete, a cedência do espaço para a implantação do segundo Abrigo de Observação de Aves, é um privilégio para o CCL enquanto instituição de utilidade pública sem fins lucrativos e pioneiro no campismo desportivo em Portugal, uma vez que representa a “cooperação e colaboração para fazer enquanto sociedade civil com o poder local democrático. A ideia surgiu, estamos a falar do maior respeito pela natureza, tal como o campismo desportivo e é o momento que podemos ter de abrir não só à população da freguesia, do concelho, como particularmente a quem nos visita, ou seja, os forasteiros a um espaço de excelência para praticarem as suas modalidades.”

Luis Duarte, presidente do CCL, acrescentou ainda que está prevista a criação de um Eco camping em proteção total com a natureza.

A aquisição do Abrigo feita no âmbito da candidatura em execução, designada – Valorização do Património Natural – Percursos Pedestres, é financiada em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, Portugal 2020, com o valor global de 245.665,56€ (+ IVA), com conclusão da execução desta candidatura prevista até final de 2021.

O investimento desta candidatura vai permitir ao Município a valorização do produto Turismo de Natureza no território através da qualificação e alargamento da rede de percursos pedestres, contando com a criação de novos percursos, bem como a reestruturação/requalificação dos já existentes no concelho (150 Km aprox.), com a inclusão da componente geocaching e respetivas áreas de descanso/abastecimento dotadas de equipamentos que irão permitir aos amantes da prática uma maior fruição do espaço natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...