Seixal, Sociedade, Tecnologia

20 novos lugares para carregamento de veículos elétricos no Seixal

Na reunião de câmara foi aprovada a hasta pública para a instalação de dez postos de carregamento elétrico no concelho, tendo em conta o aumento do número de veículos elétricos e híbridos em circulação e também para corresponder ao desafio da descarbonização das cidades, vigente no Pacto de Autarcas e do qual este município é signatário. São assim objeto de concurso o direito de uso privativo de 20 lugares de estacionamento, com dez postos de carregamento elétrico, em diversos locais públicos disseminados pelo concelho. O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, referiu que “estamos a dar passos seguros rumo a um futuro mais sustentável para os habitantes do nosso concelho”.

O Município do Seixal tem-se distinguido pelas políticas e estratégias de intervenção local orientadas para os princípios definidos pelas Cidades Sustentáveis, sendo que um dos principais desafios é o combate às alterações climáticas, nomeadamente a redução dos gases que provocam o efeito de estufa. O projeto Seixal On, lançado em março de 2020 e que contempla a implementação do Laboratório Vivo para a Descarbonização, é o expoente máximo deste compromisso. Joaquim Santos referiu que “o concelho do Seixal está na linha da frente no que diz respeito à procura de soluções tecnológicas que promovam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A criação destes novos 20 lugares é mais uma aposta do município para reforçar a sustentabilidade do território através da mobilidade elétrica, criando infraestruturas com carregadores elétricos, contribuindo desta forma para a redução das emissões de carbono”.

Neste âmbito, foi ainda aprovada a adesão do concelho do Seixal ao ODS Local – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujo foco é a implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pelas Nações Unidas, na Agenda 2030. Foi ainda aprovada a adesão do município à Rede Mayors for Peace, organização internacional apoiada pelas Nações Unidas e cuja principal missão é promover a paz duradoura, partindo das premissas de abolição das armas nucleares, tendo por base os princípios do desenvolvimento sustentável.

O executivo aprovou também mais uma comparticipação de 200 mil euros à Casa do Educador do Concelho do Seixal para o apoio à construção da Universidade Sénior, cuja obra se encontra a decorrer. Foi aprovado igualmente um apoio de 250 mil euros ao Clube Associativo de Santa Marta do Pinhal para garantir o financiamento da construção do respetivo complexo desportivo. Aprovado foi também o protocolo com o Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional para a gestão do plano de água da Piscina Municipal de Aldeia de Paio Pires, com um apoio monetário para esse fim de 84 396,08 euros. A autarquia aprovou ainda um apoio de 29 319,02 euros ao Ginásio Clube de Corroios para substituição de equipamentos desportivos do campo de futebol.

Ainda no que diz respeito à concessão de apoios, foi aprovada uma comparticipação de 12 500 euros à Escola Artística de Música do Conservatório Nacional para apoio à aquisição de instrumentos; um apoio de 5 680 euros à Associação de Reformados e Idosos da Freguesia de Amora para apoio à realização de testes à covid-19 e um apoio de 7 065 euros ao movimento associativo juvenil para a prossecução de diversos projetos na área da juventude.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *