A funcionar desde 22 de fevereiro, para a população em geral, o Centro Local de Vacinação da Trofa criado pela Câmara Municipal, já vacinou 2500 pessoas. Destes, 700 utentes já estão inoculados com a segunda dose, números do primeiro mês de balanço do serviço, localizado no Pavilhão da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques.
Numa cooperação total entre os profissionais de saúde e o Diretor do ACES Santo Tirso/Trofa, Eng.º Nuno Carvalho, o Centro Local de Vacinação da Trofa, criado pela Câmara Municipal, assinala um mês de funcionamento com balanço muito positivo. Ao todo foram já vacinadas com a 1ª dose da vacina 2500 pessoas, das quais 700 já estão inoculadas com a segunda dose.
“O papel das Autarquias assume-se como absolutamente essencial e insubstituível neste processo de vacinação, sendo que o mesmo teria uma grande dificuldade em ser implementado e executado sem este apoio. É por isso um balanço muito positivo o deste primeiro mês de vacinação local”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Humberto.
O Município da Trofa tem ajudado quer no contacto telefónico a quem está a ser notificado para tomar a vacina, quer nos casos em que não existe contacto telefónico associado ou que não é possível receber mensagem, deslocando-se a casa dos munícipes, notificando-os e ajudando-os a preencher os inquéritos iniciais predefinidos pelas autoridades de saúde.
O contacto e vacinação estão limitados ao número de vacinas que vão chegando para serem administradas. A Câmara Municipal trata de toda a questão logística e de apoio ao Centro, sempre em estreita cooperação com os profissionais de saúde e com o diretor do ACES Santo Tirso/Trofa.
De salientar ainda que o Município, em parceria com os Bombeiros locais, tem um plano de transporte assegurado para as pessoas que estão numa situação de maior dependência, nomeadamente acamadas ou em cadeira de rodas, prestando o serviço de transporte de forma gratuita.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech