O Município de Palmela associa-se à campanha do Projeto SOS Azulejo “Azulejos originais sim e já, réplicas só quando não há”, em curso desde o início do ano.
Esta campanha resulta de várias denúncias sobre uma nova tendência de desvalorização do património azulejar português e desrespeito pela legislação, assente em vários relatos de casos de obras de restauro de fachadas azulejadas em que os azulejos originais foram destruídos e substituídos por réplicas.
Entretanto, continuam abertas, até 31 de março, as candidaturas à 12.ª edição dos “Prémios SOS Azulejo”, iniciativa que visa galardoar os melhores projetos de proteção e valorização do património azulejar português e/ou de origem/tradição portuguesa.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Palmela criou a Maleta Pedagógica “Arte2 – o Património Azulejar do Concelho de Palmela”, premiada em 2015 e disponível em www.cm-palmela.pt. Esta maleta tem como objetivo dar a conhecer a importância do património azulejar e a sua presença em monumentos do concelho, bem como motivar para a criação artística.
O Projeto “SOS Azulejo” é uma iniciativa do Museu de Polícia Judiciária. Saiba mais em www.sosazulejo.com/.
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola