O Projeto Adélia surge como resposta a um dos maiores desafios que se apresenta atualmente na sociedade, o da parentalidade positiva.
Promovido pela Comissão Nacional, é cofinanciado pelo PO ISE (Programa Operacional Inserção Social e Emprego) e desenvolver-se-á até 2021 nos territórios geográficos correspondentes às NUTS II Alentejo, Centro e Norte. Reflete a necessidade do desenvolvimento de políticas preventivas, sistémicas e comunitárias para a construção de uma sociedade livre de violência, a começar pelo incentivo à parentalidade positiva, ou seja, pais que respeitam o melhor interesse das crianças e jovens e os seus direitos.
A CPCJ de Grândola aderiu ao Projeto como entidade responsável, e em parceria com o Município pretende sensibilizar e capacitar a população, de forma a criar um futuro melhor, tendo como foco principal as crianças e jovens. A Comissão tem vindo a promover o Projeto Adélia com atividades e campanhas de sensibilização para o exercício de uma parentalidade positiva nas diferentes dimensões da vida familiar e tem tido uma resposta bastante positiva.
O Projeto Adélia destina-se a Famílias e Cuidadores, Profissionais que trabalham com famílias, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), Entidades com competência em matéria de infância e juventude (ECMIJ) e na Sociedade Civil.
Conheça melhor os objetivos e os fundamentos do Projeto em:
https://www.cm-grandola.pt/viver/cpcj-comissao-de-protecao-de-criancas-e-jovens/projeto-adelia