
Depois de terem sido aprovados em reunião de Câmara e de Assembleia Municipal, os contratos interadministrativos de delegação de competências entre o Município de Vendas Novas e as Juntas de Freguesia de Vendas Novas e de Landeira foram assinados no dia 8 de março, pelos presidentes dos três órgãos,
No que se refere ao contrato estabelecido com a Junta de Freguesia de Landeira, esta entidade fica responsável pelos trabalhos de gestão e manutenção dos espaços verdes; conservação, reparação ou substituição do mobiliário urbano; limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas, sumidouros e fossas; apoio ao funcionamento no horário de refeição e pequenas reparações na Escola Básica.
Em relação à Junta de Freguesia de Vendas Novas, a mesma deve assegurar a limpeza das vias, arruamentos, espaços públicos, sarjetas e sumidouros; varrição, limpeza e corte de ervas nos passeios.
O Município, por seu turno, transfere recursos materiais, como viaturas, roçadoras e sopradores mecânicos, conjuntos de varredura e o aspirador de folhas com trator (quando solicitado), e ainda 13 funcionários, para fazerem face à execução das tarefas atrás descritas.
Para este ano concedeu ainda uma verba anual de 37 mil euros à Junta de Freguesia de Landeira e de 69 mil euros à de Vendas Novas, num total de 106 mil euros, correspondendo a mais 17 mil euros do que em 2020. Esta tem sido aliás uma premissa da autarquia, que tem vindo a aumentar o apoio financeiro às Juntas de Freguesia, pois considera que as mesmas são capazes de intervir de forma mais próxima em cada comunidade, beneficiando as respetivas populações.