Decorrente dos esforços estabelecidos pelo Município de Vendas Novas e pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), ao longo de mais de um ano, foram aprovadas, dia 23 fevereiro, as propostas de contratos interadministrativos de delegação de competências para o transporte ferroviário, a formalizar entre a CIMAC, o Governo e a CP.
Estes contratos permitem a aplicação do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) à Linha do Alentejo, e o consequente desconto nos passes dos utilizadores do comboio, não só para Vendas Novas, mas para todos os utilizadores da Linha do Alentejo, nas suas deslocações para Lisboa.
O desconto de 40% representa um incremento muito significativo na resposta à valorização da utilização dos transportes públicos e uma redução real nos orçamentos das famílias Vendasnovenses em cerca de 80 euros por mês, passando o passe para a capital do país a custar 121 euros, em vez de 202 euros atuais.
Após a assinatura do contrato com a CP, os descontos previstos serão aplicados aos usuários de Vendas Novas, Montemor, Évora e Viana do Alentejo.
Este resultado é fruto do trabalho envidado pelo Município de Vendas Novas junto do Governo Português e da CP, que deu resultados positivos não só para os Vendasnovenses, como para todos os munícipes dos vários Concelhos servidos pela Linha do Alentejo, que têm Lisboa com destino.

