A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está disponível para assegurar o serviço de internet e o empréstimo de meios informáticos (tablets, computadores e hotspots móveis) para alunos identificados, do primeiro ciclo ao ensino secundário, no caso de ser retomado – como parece previsível – o ensino à distância.
Tal como aconteceu durante a primeira vaga da pandemia, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está preparada para ajudar as famílias Povoenses, cujos filhos a estudar tenham necessidade deste equipamento informático para poderem acompanhar, em igualdade de circunstâncias, o ensino à distância, no caso de este modelo voltar a ser adotado, no âmbito das medidas de confinamento. “Adivinha-se o retomar do ensino à distância e, se isso vier a acontecer, estaremos aptos a prestar este auxílio, tal como fizemos no ano letivo anterior, que também já foi marcado pelo encerramento das escolas”, assegura o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva. “Não podemos permitir que os estudantes da Póvoa de Lanhoso sejam prejudicados, de alguma forma, pela suspensão das aulas presenciais. Queremos que tenham todos os recursos imprescindíveis para desenvolver com sucesso as suas aprendizagens, num momento em que também os mais jovens sofrem com as restrições que a todos são impostas”, salienta o autarca. “Por isso, estamos em permanente articulação com os Agrupamentos de Escolas para resolver esta ou outra qualquer situação, de modo a que o ano lectivo decorra da melhor forma possível”, finaliza.
De momento, neste contexto de encerramento das escolas, o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso passa ainda pela disponibilização de uma refeição diária aos alunos e às alunas de escalão A e B, devidamente identificados/as pelos Agrupamentos de Escolas.