Com o país prestes a entrar em novo confinamento, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto fez o balanço do primeiro mês e meio de trabalho do Call Center criado para dar apoio ao ACES Santo Tirso/Trofa. A equipa multidisciplinar acompanha os casos em isolamento preventivo, por terem estado em contacto com um caso de Covid-19 positivo e já efetuou mais de 5000 telefonemas, dando apoio a 1300 Trofenses.
A funcionar há cerca de mês e meio, desde 27 de novembro de 2020, o Call Center de acompanhamento aos Trofenses em isolamento profilático, criado pela Câmara Municipal da Trofa em parceria com o ACES – Agrupamento de Centro de Saúde Santo Tirso/Trofa já acompanhou mais de 1300 pessoas.
Ao longo destas semanas, foram efetuados mais de 5000 telefonemas de acompanhamento pela equipa multidisciplinar criada para o efeito, já que os munícipes sinalizados, depois de um contacto de risco com um caso Covid-19 positivo, têm que estar em isolamento 14 dias, sendo contactados regularmente.
De recordar que esta equipa multidisciplinar, composta por 14 elementos, recebeu formação inicial, e tem acompanhamento diário das autoridades locais de saúde.
Este projeto surgiu depois do Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, manifestar junto do Diretor Executivo da ACES, eng. Nuno Carvalho, a sua “preocupação pela escassez de meios humanos e técnicos que as instituições e as autoridades de saúde locais enfrentam, neste contexto de pandemia”.
Essa preocupação levou a Câmara Municipal da Trofa a disponibilizar “uma equipa de apoio que aliviou os profissionais de saúde, que puderam assim, concentrar-se em dar resposta aos casos positivos de Covid-19 e aos restantes pacientes que recorrem aos seus serviços, ficando a Autarquia responsável por acompanhar todos os outros casos em vigilância preventiva”, referiu o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, que salientou ainda que “esta e outras medidas estão a ter felizmente, um resultado positivo, pois os números de novos infetados estão a diminuir, gradualmente, no nosso território. Ainda assim, mantemos todas as medidas de combate e mitigação desta pandemia, em alerta máximo, para continuarmos a salvaguardar a segurança e a saúde da nossa comunidade”.
O projeto do Call Center veio reforçar o enorme de pacote de medidas de combate à Covid-19, implementadas pela Câmara Municipal da Trofa, desde março de 2020, tais como, reforço financeiro para apoios pontuais urgentes a situações de exceção no âmbito do Regulamento de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos, criação de uma rede de apoio aos Trofenses, na área da alimentação e medicamentos, disponível através de contacto telefónico ou e-mail, criação de uma linha de Conforto Psicológico, através de contacto telefónico, acompanhamento pelos técnicos da Câmara Municipal da Trofa de idosos isolados, doentes crónicos, pessoas com deficiência, entre outras situações vulneráveis, disponibilização de 400 computadores portáteis e internet aos Agrupamentos de Escolas da Trofa, de forma a fazer chegar aos alunos sem recurso a estes equipamentos, com o objetivo de permitir acompanhar o ensino à distância, realização de testes de despiste ao SARS-Cov-2, a todos utentes dos lares do Município da Trofa, doação de equipamentos de proteção Individual, nomeadamente máscaras, viseiras, luvas, gel desinfetante e fatos de proteção, a IPSS existentes no Município da Trofa e mais recentemente um pacote de medicas de apoio social e económico a famílias e a empresas no valor de mais de 510 mil euros, além da redução de todas as taxas municipais para 2021.
“A Câmara Municipal da Trofa está hoje, como esteve desde o início desta pandemia, ao lado de todos os Trofenses e ao lado das instituições e das autoridades de saúde para encontrar soluções que proporcionem uma ação mais eficaz e uma otimização dos meios e dos recursos existentes, tendo em vista o aumento da proteção e da segurança de todos”, reforça o edil Trofense.
Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech