
No próximo dia 30 de novembro assinala-se o Dia Internacional da Cidade Educadora e o 30.º aniversário da Proclamação da Carta das Cidades Educadoras. Palmela, enquanto Município Educador, associa-se a esta efeméride promovida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras e subordinada ao tema “30 Anos a Transformar Pessoas e Cidades para um Mundo Melhor”.
Assim, de 24 de novembro a 5 de dezembro, numa visita às Bibliotecas Municipais de Palmela e de Pinhal Novo, será possível conhecer a Carta de Cidades Educadoras e alguns exemplares do Projeto Educativo Local.
Desta forma, “Palmela, Cidade Educadora, 30 anos de Aprendizagem” apresenta à comunidade local o conjunto de projetos, ações e iniciativas que ocorrem no território ao longo do ano e que revelam o sentido da educação ao longo da vida, patente nas linhas que orientam a estratégia do Projeto Educativo Local.
O Município de Palmela reforça assim a importância das “Cidades Educadoras, 30 anos a Transformar Pessoas e Cidades para um mundo melhor”, e o compromisso assumido com a aprendizagem ao longo da vida, afirmando a Educação como um direito universal, capaz de transformar as pessoas e o mundo, e fomentar o diálogo entre gerações.
Recorde-se que o Município de Palmela aderiu ao Movimento Internacional de Cidades Educadoras, tornando-se associada da Associação Internacional de Cidades Educadoras – que conta com 511 cidades e 32 países membros – e da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras.
Em todo o mundo, os municípios educadores desenvolvem uma política educativa ampla, com carácter transversal e inovador, compreendendo todas as modalidades de educação ao longo da vida, assim como as diferentes manifestações culturais, fontes de informação e vias de descoberta da realidade, dinamizadas na cidade/território.
Com a celebração desta data, a Câmara Municipal encerra igualmente, de forma simbólica, a campanha “Educação com Sentido é Ir no Sentido de Todos” que teve início, em setembro, com a Receção à Comunidade Educativa e integrou as comemorações “Outubro Maior”, mês das pessoas idosas.