Destaque, Sociedade, Tomar

Tomar e a Cidade Velha em Cabo Verde unidos

Foi assinado, no passado dia 22 de julho, o protocolo de geminação entre Tomar e a Cidade Velha (Cabo Verde). O protocolo foi celebrado através de videoconferência com o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel Monteiro de Pina, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, tendo estado também os Presidentes de ambas as Assembleias Municipais, as chefes de Divisão de Turismo e Cultura de ambos os municípios, e a Vereadora Filipa Fernandes.
A Cidade Velha (actualmente Ribeira Grande de Santiago) foi a primeira cidade a ser construída por portugueses na África subsaariana, tornando-se, por consequência, a primeira cidade do arquipélago de Cabo Verde e capital de Diocese.
Além desta união baseada nos Descobrimentos e na Ordem dos Templários, ambas as cidades estão inscritas na lista da UNESCO, Tomar com o Convento de Cristo desde 1983 e a própria Cidade Velha considerada Património Mundial da Humanidade desde 2009.
São várias as ligações históricas e patrimoniais que ligam as duas cidades, assim como culturais, sendo o escritor nabantino Pedro Silva o patrono da biblioteca da cidade, entretanto cidadão honorário da cidade e também já homenageado pelo município tomarense. Por outro lado, são vários os alunos cabo-verdianos que vão frequentando o Instituto Politécnico de Tomar.
Com a assinatura deste protocolo, fica assim oficializada a ligação inequívoca entre estas duas cidades que partilham uma herança histórica e cultural em comum, tendo Hugo Cristóvão reforçado que essa herança deve traduzir-se cada vez mais em presente e futuro, contribuindo para o desenvolvimento cultural, educacional, mas também turístico e económico da promoção conjunta dos dois concelhos.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *