Cumprida a sua missão, o projeto “Palmela Mask (A)Linhas? Por Si, Por Mim, por Nós!” termina esta semana excedendo todas as expetativas: 5500 máscaras reutilizáveis foram confecionadas e distribuídas junto da população mais vulnerável do concelho. Um resultado que não seria possível alcançar sem o trabalho voluntário das cerca de 90 costureiras que participaram nesta iniciativa. A elas, o nosso Obrigado!
Em pleno combate à pandemia COVID-19, e com o objetivo de dar resposta a uma necessidade de saúde pública, o Município de Palmela criou, em abril, este projeto comunitário que desde logo registou uma rápida adesão, evidenciando o espírito solidário e de cidadania existente na comunidade local.
Individualmente ou em grupo, perto de 90 costureiras aceitaram o desafio e, a partir dos materiais disponibilizados pelo Município, colocaram “mãos à obra” para confecionar milhares de máscaras sociais.
Além desta rede de voluntariado ativa, o “Palmela Mask” contou ainda com a importante colaboração das Juntas de Freguesia e dos parceiros da Rede Social do Concelho de Palmela, na identificação e distribuição das máscaras aos grupos mais vulneráveis da população referenciados no Consórcio Banco Alimentar/ Rede de Emergência Alimentar, RSI, Cantina Social, POAPMC, CAFAP, Grupo dos Amigos da Quinta – S.I.M. Quinta do Anjo, creches e pré-Escolar de IPSS (famílias socialmente desfavorecidas).
Na distribuição, incluiu-se ainda as/os cidadã/ãos abrangidas/os nas seguintes respostas sociais: Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Programa de Alimentação Escolar, Ação Social Escolar (Pré-Escolar), parque habitacional municipal, serviço de teleassistência e Cartão Municipal Idade Maior.
O Município de Palmela agradece ainda à empresa Interiores Perfeitos Auto, pela doação de tecido e TNT, e ao Município do Fundão pelo apoio e partilha do projeto #FundãoMask, que foi fonte de inspiração para a criação do “Palmela Mask (A)Linhas? Por Si, Por Mim, por Nós!”.
Integrado no projeto “(A)Linhas – Costura Criativa entre Gerações” e no PRIA – Percursos em Rede para a Inclusão Ativa, o “Palmela Mask” evidenciou o caráter solidário do território e mostrou que o verdadeiro heroísmo não reside apenas nos grandes feitos, mas também nos pequenos gestos, onde cada um/a dá o melhor de si em prol do bem comum.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech