
No dia 21 de maio comemora-se o Dia Municipal da Diversidade Cultural. Considerando os atuais constrangimentos, foi proposto a dois dos parceiros da Câmara Municipal do Montijo que desenvolvem um trabalho mais próximo com a comunidade migrante, que participassem nas comemorações com trabalhos alusivos aos países de origem da população envolvida nos seus projetos.
A proposta foi aceite pelas crianças e jovens, migrantes e de etnia cigana do Projeto Kont@rte – E7G e pelos adultos, alunos do curso de PFOL – Português para Falantes e Outras Línguas do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra.
O objetivo foi envolvê-los na produção de trabalhos que espelhassem as suas origens. Resultaram daí partilhas, de conhecimentos e experiências, dos quatro cantos do mundo, que nos lembram que a diversidade cultural só nos enriquece enquanto comunidade.
A Câmara Municipal do Montijo tem desenvolvido e implementado medidas que promovem o acolhimento e a integração da população migrante, procurando facilitar o processo de migração, através da concretização de objetivos/medidas em diversas áreas: Mercado de Trabalho e Empreendedorismo; Educação e Língua; Saúde; Serviços de Acolhimento e Integração; Racismo, Discriminação; Cidadania e Participação Cívica.
Recorde-se que o Dia Municipal da Diversidade Cultural foi instituído em 2019. A autarquia entende que a pluralidade cultural e a troca de saberes estão diretamente ligadas à redução das desigualdades. Recordar a importância da interculturalidade é um passo para uma comunidade mais justa e equitativa, onde a cidadania possa ser exercida por todos.