Barreiro poupa 4,3 milhões de euros com iluminação LED

Date:

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) iniciou, esta segunda-feira, a substituição da atual rede de iluminação pública por um sistema LED, amigo do ambiente. O investimento, superior a 3 milhões de euros, vai permitir à autarquia poupar 4,3 milhões de euros em consumo energético. São 11 mil lâmpadas que vão também reforçar a segurança e qualidade de vida dos moradores.

Os trabalhos de substituição acontecem em sete fases contínuas e prolongam-se por três meses, permitindo ao município, nos próximos 12 anos, uma redução de despesa pública, cujo montante será integralmente canalizado para o investimento na cidade.

Frederico Rosa, presidente da CMB, afirma que “a mudança de mais de 11 mil luminárias para LED terá impactos muito grandes em todo o concelho, não só por permitir o reacendimento de luminárias que estavam há muito apagadas, como pela luz branca dos dispositivos que trará mais segurança, conforto e sustentabilidade do ponto de vista ambiental e financeiro para a autarquia”. Segundo o edil, trata-se de um grande investimento feito pelo município e que dá ao Barreiro uma nova luz, mais homogénea, assim como vantagens para toda a população ao nível da segurança e da qualidade de vida.

Rui Braga, vereador do Planeamento da Câmara Municipal do Barreiro, afirma que “apesar do momento atual em que vivemos, o Barreiro não pode parar e deixar de olhar para o futuro. Estamos finalmente a mudar a nossa iluminação pública, naquilo que foi um percurso longo, mas que não podia vir em melhor altura. O Barreiro e o país vão precisar de um dinamismo extra, de um pulsar diferente para a criação de novas dinâmicas após a pandemia”. O vereador sublinha ainda que “que a autarquia tem estado a trabalhar em vários projetos e esta medida vai traduzir-se numa clara melhoria para a vida dos barreirenses, além dos benefícios ao nível ambiental e de segurança. O Barreiro dá o exemplo com esta mudança numa frente de trabalho muito forte, composta por sete equipas em simultâneo por todo o concelho”.

Bruno Vitorino, vereador da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, relembrou o trabalho já desenvolvido ao nível da eficiência energética e elogiou a medida de uso racional e eficiente. “Já substituímos toda a iluminação por LED, nas escolas cuja responsabilidade é da autarquia, e estamos neste momento com o projeto ecodesafio nas coletividades e IPSS. Logo, é com muita satisfação que vemos a mesma substituição ao nível da iluminação pública que vai permitir uma poupança de 60% em relação aos gastos atuais”, elogiou.

Com este novo sistema de iluminação, o Barreiro ficará também equipado com telegestão, permitindo um controlo mais eficiente das falhas de energia no espaço público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...