A Câmara Municipal da Trofa tem em marcha a criação de um arquivo específico, integrado no Centro Digital de Informação Local (CDIL) relativo à pandemia do novo coronavírus, vivida em 2020. Neste projeto pioneiro de valorização de documentação desta época, a Autarquia quer contar com os testemunhos fotográficos dos seus munícipes.
Também de momentos difíceis como a pandemia do COVID-19 se faz a história da Humanidade. De forma a poder documentá-la, garantindo um retrato informativo como legado às gerações futuras, a Câmara Municipal da Trofa está a dinamizar a criação de um arquivo específico dedicado à fase que o mundo atravessa.
Integrado no Centro Digital de Informação Local – CDIL, este arquivo tem como objetivo valorizar a necessidade de documentação deste momento único da história da humanidade, documentando, através de fotografias, a realidade registada pelos trofenses.
Neste sentido, a Câmara Municipal convida os munícipes a enviarem fotografias que possam ter relevo histórico no futuro retrato visual desta pandemia, partilhando, por exemplo, fotografias da passagem do Compasso em 2020 nas suas freguesias, um momento de profunda tradição e religiosidade, que este ano se assumiu com um procedimento diferente mas se revelou de grande intensidade para os fiéis.
Os munícipes podem partilhar os seus registos fotográficos através do e-mail arquivo@mun-trofa.pt, integrando assim um registo municipal pioneiro sobre esta temática. As imagens devem ser enviadas através de e-mail, acompanhadas de um texto a autorizar que fiquem sob custódia do Arquivo Municipal da Trofa. Quando a Câmara Municipal da Trofa pretender utilizar os documentos agora disponibilizados, o Arquivo Municipal da Trofa irá contactar os seus autores.
De recordar que o Centro Digital de Informação Local – CDIL é um projeto informativo e cultural que pretende promover e valorizar a recolha e difusão de informação dispersa ou em risco de destruição, sobre o território que hoje constitui o concelho da Trofa. O CDIL pretende reunir um conjunto de documentos que, de alguma forma, estejam associados ao concelho da Trofa, tal como documentos administrativos, fotografias, recortes de imprensa e testemunhos orais.
Prevendo ainda a reunião virtual de todo o material arqueológico originário do Concelho e que se encontra disperso por vários museus do país, este projeto tem como finalidade disponibilizar a consulta da documentação reunida de forma gratuita e centralizada, no sentido de promover a realização de estudos científicos, históricos, antropológicos e económico-sociais sobre a região da Trofa.
Pode contactar o CDIL para esclarecimento de dúvidas através do 252 400 090.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech