A melhoria da rede pedonal no concelho de S. João da Madeira é o objetivo de um projeto da Câmara Municipal apresentou, cuja concretização, no valor global de cerca de 260 mil euros, contará com comparticipação europeia, no âmbito do FEDER. O Município já recebeu a informação da aprovação da candidatura no âmbito do programa “+Acesso” do Portugal 2020, assegurando um financiamento comunitário de 192 mil euros.
Através deste investimento, a Câmara Municipal irá reforçar a aposta que tem feito na promoção da acessibilidade inclusiva no concelho, que está também na base da empreitada “Cidade Inclusiva”, atualmente em curso e que contempla intervenções em mais de 50 passadeiras para peões.
Este novo projeto permitirá alargar esse tipo de intervenções na rede pedonal, designadamente através da construção, alargamento e rebaixamento de passeios, eliminação de estrangulamentos, constituição e relocalização de passagens pedonais, aplicação de pisos tácteis nos pavimentos, melhoria da sinalização vertical e horizontal e instalação de marcadores de pavimento solares.
Dessa forma, e como é referido na candidatura agora aprovada, contribui-se para o “desenvolvimento de um ambiente urbano mais inclusivo, que assegura acessibilidades físicas mais equitativas para todos”.
Em concreto, o projeto promove a “continuidade dos percursos e as condições de conforto e segurança nas deslocações em meio urbano”, impulsionando “uma mobilidade mais inclusiva, através da eliminação de barreiras aos utilizadores mais vulneráveis”.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech