O Concelho de Vendas Novas iniciou esta semana a realização de testes de diagnóstico de Covid-19 aos funcionários das Estruturas Residenciais de Idosos (ERPI), de modo a despistar eventuais fontes de contágio e atuando atempadamente face a uma possível contaminação e propagação do vírus.
Os primeiros 37 testes foram feitos aos funcionários da Santa Casa da Misericórdia, seguindo-se, faseadamente, e de acordo com os critérios de prioridade definidos, rastreios no Lar da Nossa Sr.ª da Saúde, Raízes do Tempo, Domus Sénior, Quinta do Mestre e Hospedaria S. José. Os utentes também serão alvo de testes, caso apresentem sintomas suspeitos.
Esta medida é fruto da parceria entre todos os Municípios que integram a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central; o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Universidade de Évora, repartindo entre si os custos associados à mesma. Cabe à Universidade de Évora a elaboração de um total de 4 mil testes.
Luís Dias, Presidente da Câmara Municipal, refere que, «esta medida vem reforçar outras já implementadas pela autarquia, sendo bastante importante pois estamos a atuar diretamente na segurança e proteção de uma franja da população que está em contacto com um dos grupos mais vulneráveis, que são os idosos em lares. É imperioso que as nossas ações abranjam a generalidade dos munícipes mas, neste caso concreto, impõe-se medidas mais específicas, pois o risco de um eventual contágio nestas estruturas é bastante elevado e infelizmente, com consequências quase sempre gravosas.»
Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola