Quase a terminar o mês de Janeiro, ao Município de Celorico de Basto acorreram dois grupos de janeiras, os utentes do CAO, da Associação de Solidariedade Social de Basto, e um grupo de idosos do programa Celorico a Mexer, que, melodiosamente interpretaram as músicas que mantêm bem vivas estas tradições.
Durante a manhã, do dia 29 de janeiro, a receber o grupo dos utentes do CAO esteve o Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, que agradeceu a visita ao Município, “um grupo que vive estas tradições com um brilho especial, com uma alegria única e contagiante. É sempre uma honra receber as Janeiras neste Município e perceber que não falta quem perpetue estas tradições, com o brio e a alegria que lhes são inerentes” disse o autarca.
Este grupo interpretou a música “Estrelas do CAO a brilhar” com melodia tradicional das Janeiras e letra adaptada à entidade que representam.
Durante a tarde, do mesmo dia, foi a vez de um grupo de idosos do Celorico a Mexer, composto pelos idosos da Cerdeira, Vacaria e Vale de Bouro, visitar o Município e, no Salão Nobre, mostrar os seus dotes vocais com a entoação da música “Somos Pastores”. A recebê-los esteve o Presidente do Município e o Vereador da Cultura, Fernando Peixoto.
Todos os grupos do Celorico a Mexer cantaram as Janeiras nas diferentes instituições do concelho de forma graciosa, mantendo bem vivas estas tradições.
Importa lembrar que na próxima sexta-feira, 31 de janeiro, pelas 21h00, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, irá decorrer o Encontro “Vamos Cantar as janeiras” com a participação de 19 grupo do concelho, uma festa que visa a valorização da identidade local, bem assente nas tradicionais Janeiras.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech