Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Alunos do Projeto Erasmus +recebidos em Celorico de Basto

Alunos do Projeto Erasmus +recebidos em Celorico de Basto

Date:

Os alunos que integram o Projeto Erasmus + da Bulgária, Turquia, Espanha, Lituânia e Polónia foram recebidos no Centro Cultural Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, pelos alunos Portugueses do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

O Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto é, durante esta semana, o anfitrião do projeto Erasmus + sobre o tema “Caution! Rise of the Eco-Warriors” e nesta verdadeira “ascensão dos guerreiros ecológicos”, o Agrupamento irá proporcionar aos visitantes dos 5 países| escolas que integram o projeto a oportunidade de conhecer o concelho sempre com a questão ecológica em primeiro plano.

Um projeto de intercambio ambiental entre as seis escolas destes 6 países nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, a Savo Savov High School, na Bulgária, a Fatih Anadolu Lisesi, da Turquia, a I.E.S.Francesc Tàrrega, de Espanha, a Kauno Technologijos Universiteto Inzinerijos Licejus da Lituânia e a Szkola Publiczna da Polónia.

Para esta semana o Agrupamento de Escolas preparou uma série de iniciativas centradas no subtema dos 5 elementos da natureza.

Durante a receção, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Eduarda Alves, deu as boas vindas a todos os presentes e salientou a importância do Agrupamento integrar projetos desta dimensão. “ Este é um projeto que muito dignifica o nosso estabelecimento de ensino, um projeto que se centra em questões fundamentais e cruciais para a nossa vivência saudável em comunidade, com a educação ambiental em primeiro plano, voltada para três conceitos que devem ser vividos de forma indissociável, o ambiente, a agricultura biológica e a felicidade”. Eduarda Alves disse também que este projeto é “um momento privilegiado entre escolas, na promoção e proteção do meio ambiente, onde os nossos alunos podem adquirir experiencias enriquecedoras em contexto de interculturalidade, com misturas de sinergias por um mesmo objetivo. Este é um projeto que une a comunidade na promoção de um mundo melhor e ao qual este Agrupamento se associou com muito regozijo”.

Este é também um projeto que conta com a parceria sempre ativa do Município de Celorico de Basto que olha para as questões ambientais com muita preocupação como referiu o Vereador do Educação e Ambiente, Fernando Peixoto. “ A preservação do meio ambiente é da responsabilidade de todos e a todos diz respeito, é uma questão de cidadania de saber viver em comunidade. Saliento e agradeço a forma empenhada como o Agrupamento se vincula a projetos deste âmbito, num trabalho exemplar e primordial dotando os nossos jovens de conhecimentos que os ajudarão a cuidar do meio ambiente”. O autarca não pode deixar de referir que é preciso “colocar um travão na forma leviana como tem sido feita a exploração desmedida dos recursos naturais no nosso país e no mundo, uma superexploração com consequências ambientais, económicas e socias”.

Este projeto “Erasmus +” é orientado pela professora Cristina Castro da Escola Básica de Gandarela, decorre durante dois anos e é direcionado aos alunos dos 14 aos 18 anos que frequentam o clube Erasmus. O objetivo deste projeto Erasmus além da questão ambiental, visa promover o Agrupamento e o Município e “retirar a ideia de que o país são só as grandes cidades, existem vilas e aldeias com muito para dar e para conhecer” palavras de Cristina Castro. “Além disso pretendemos fomentar o intercâmbio entre alunos numa multiculturalidade profícua para todos com a língua inglesa como forma de comunicação”. Os alunos do Agrupamento que integram este projeto, estiveram em Outubro na Bulgária, agora passarão esta semana em Celorico e por vários locais do Norte do País, como Braga, Guimarães e Porto, e em Abril marcarão encontro em Espanha.

Estes jovens reúnem mensalmente através da plataforma e-twinning, à qual todos têm acesso e podem comunicar entre si.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...