Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorrectamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi accionado demasiado cedo. Isto é normalmente um indicador de que algum código no plugin ou tema está a ser executado demasiado cedo. As traduções devem ser carregadas na acção init ou mais tarde. Por favor veja Depuração no WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/metronewspt/metronews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Arrancou programa "ColorADD nas escolas" de S. João da Madeira

Arrancou programa “ColorADD nas escolas” de S. João da Madeira

Date:

Estima-se que 10% dos homens e 0,5% das mulheres sofrem de daltonismo, uma perturbação na visão que impede a diferenciação de todas ou algumas cores.

Neste sentido, o Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira contempla o programa “ColorADD nas escolas”, para promover uma melhor compreensão deste fenómeno, ao mesmo tempo que faz um rastreio junto dos alunos.

O daltonismo não tem cura, limita e cria constrangimentos diários a quem possui esta condição. As crianças do 4º ano do 1º ciclo, das escolas de S.João da Madeira, são assim levadas a experimentar essas dificuldades e a desenvolver atividades lúdicas usando óculos que filtram as cores, colocando os alunos a verem como os daltónicos vêem.

Nesta ação, os alunos aprendem também a identificar as cores através dos símbolos/códigos utilizados pela “ColorADD”, sendo depois desafiados a pintar desenhos com as cores corretas, usando os óculos de daltonismo e recorrendo aos estojos de lápis de cores inclusivos da fábrica sanjoanense Viarco, que contêm os códigos ColorADD, como forma identificação das cores.

No arranque desta iniciativa, a Vereadora da Educação, Irene Guimarães, marcou presença na EB das Fontaínhas, tendo participado na atividade e distribuído uma oferta do município a cada aluno, que inclui um estojo de lápis de cores da Viarco e uma sebenta, ambos alusivos ao ColorADD.

Irene Guimarães transmitiu às crianças presentes a importância deste programa, não só pela consciencialização para o daltonismo, mas lembrando que “muitos de vocês podem ter este problema e não saberem que o têm. Este projeto permite, assim, identificar casos de daltonismo junto de crianças cujas famílias ainda não sabem que possuem esta condição”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...

Trevobox leva a emoção das encomendas perdidas ao Porto

A Trevobox, uma start-up algarvia com uma visão inovadora,...