A Câmara de Oliveira de Azeméis aprovou a minuta do protocolo de colaboração que vai assinar com o Ministério da Administração Interna (MAI) e a Guarda Nacional Republicana para a construção de um novo posto da GNR na freguesia de Cesar.
“Finalmente caminhamos para a resolução de um velho problema”, afirma o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, a propósito da decisão tomada na última reunião do executivo que permitirá dotar, no futuro, o posto territorial da GNR com condições adequadas ao exercício das suas funções.
As atuais instalações há muito que não oferecem condições de trabalho e operacionalidade àquela força de segurança que serve cinco freguesias de Oliveira de Azeméis e três de Arouca representando uma área territorial com elevada densidade populacional, na ordem dos 19.000 habitantes.
O posto da GNR de Cesar funciona em instalações arrendadas há mais de três décadas mostrando-se obsoleto para a nobre missão dos operacionais de garantirem a segurança das populações.
Segundo o protocolo a assinar, as novas instalações permitirão à GNR “um local ajustado à sua atividade, dotado de condições de funcionalidade e operacionalidade”.
O projeto de execução será da responsabilidade da Câmara Municipal, sendo porém, sujeito a aprovação do MAI e da Guarda Nacional Republicana.