Cultura, Póvoa de Lanhoso

Concurso Nacional de Teatro é uma vez mais na Póvoa de Lanhoso

De 1 de fevereiro a 7 de março, o Theatro Club da Póvoa de Lanhoso acolhe o XVI Concurso Nacional de Teatro (CONTE).

“A Póvoa de Lanhoso é uma terra de cultura, que valoriza as suas tradições e o seu património”, destacou o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, na apresentação desta edição. Para Avelino Silva, a Autarquia tem como missão, através desta iniciativa, “valorizar a cultura através do teatro”.

O autarca Povoense tem boas expectativas em relação à afluência de público e desafiou as pessoas a irem assistir aos espetáculos, que mostram o que de melhor se faz em Portugal. “Desejo que, este ano, o CONTE tenha o mesmo êxito que teve o ano passado, porque foi muito bom em termos de espectadores”, concretizou.

O CONTE é organizado pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e pela Federação Portuguesa de Teatro (FPTA). “Este concurso é uma referência nacional e o resultado de uma parceria feliz com a Federação Nacional de Teatro. Obrigado por estarem mais uma vez presentes connosco e, de certeza, que esta parceria terá ainda muitos anos pela frente”, afirmou Avelino Silva.

Desta vez, sobem a palco diversos atores e atrizes locais, num certame de dimensão nacional. “Este é também um momento de afirmação do teatro da Póvoa de Lanhoso. Estou muito feliz com o facto de voltarmos a ter uma peça de teatro da Póvoa de Lanhoso, neste Concurso. A presença do Grupo Cénico Povoense é uma prova de que o teatro na Póvoa de Lanhoso está vivo e recomenda-se”, salientou. “Investir na cultura é investir na formação de cidadãos e é o que estamos a fazer também com as oficinas de Teatro do Theatro Club. A Autarquia vai continuar a investir nestes projetos”, assegurou.

O Presidente da Federação Portuguesa de Teatro (FPTA), José Teles, já havia anunciado que a parceria com a edilidade é para continuar. “Voltamos à Póvoa de Lanhoso; são 16 anos de Concurso aqui, queremos manter este Concurso cá, por muitos anos ainda. É um Concurso que já criou raízes e que nós, na FPTA, decidimos encarar como uma relação de amor. Também nestes espetáculos, há esta noção do amor”, transmitiu.

A diretora artística do Theatro Club (espaço que acolhe todos os espetáculos), Maíra Ribeiro, levantou um pouco o véu sobre a cerimónia de encerramento, na apresentação realizada na manhã de hoje, 7 de janeiro de 2020, no Centro Interpretativo Maria da Fonte. No mesmo momento, procedeu-se à assinatura do protocolo de parceria para a XVI edição.

Como vem sendo habitual, nove companhias de todo o país trazem ao palco do Theatro Club os seus espetáculos. No capítulo da competição, é de destacar o Prémio Ruy de Carvalho (patrono do CONTE) para a melhor produção. Os espetáculos são sempre pelas 21h45. O CONTE termina no dia 7 de março, com a gala de encerramento e entrega de prémios.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *