Projeto “A Minha Escola é Verde” avança em Évora

Date:

O projeto europeu LIFE-myBUILDINGisGREEN, no qual a Escola EB Horta das Figueiras e toda a comunidade educativa está envolvida, e que tem como grande finalidade o combate às alterações climáticas, teve, recentemente, dois importantes avanços: a Assembleia de Escola já recolheu as propostas dos alunos para o “Pátio Verde”; e no topo do edifício já foi colocado um protótipo de cobertura verde.

Recorde-se que esta intervenção visa a colocação de mais árvores e plantas no edifício e pátio da escola, por forma a combater o calor no Verão e melhorar a qualidade do ar.

Durante a Assembleia de Escola, realizada a 4 de Dezembro, que contou com a presença do Coordenador do Projeto Salustiano Torre Casado (CSIC) e José Fermoso (CARTIF), do representante da CIMAC Teresa Batista, do representante dos Docentes Carla Romanga, do representante dos Pais Ângela Barreto e do representante do pessoal não docente Ana Sofia Piteira, os alunos Lara Abelha e Rita Fernandes (1º Ano), Maria Do Carmo Coutinho e Maria Ana Matos (2º ano), Carlota, Matilde, João Afonso, Beatriz Almeida (3º ano), Sarah Barreto e Maria Casquinha (4º ano) fizeram as apresentações ao júri e plateia das propostas de cada turma, bem como os representantes dos pais – Patrícia Claudino e Ana Oliveira – que apresentaram uma proposta em forma de maquete.

No dia seguinte, procedeu-se à colocação do protótipo de cobertura verde no edifício escolar e, ainda, à instalação de vários ninhos nas árvores, previamente construídos por alunos e encarregados de educação, em várias sessões levadas a cabo para o efeito, decorrente da iniciativa “De pequenino… eleições na escola Horta das Figueiras” realizada em outubro.

Neste dia, a vice-presidente da Câmara Municipal de Évora e vereadora do pelouro da educação, Sara Dimas Fernandes, assistiu a estas duas intervenções, conjuntamente com os pais, alunos, pessoal docente e não docente, para as quais contribuíram vários trabalhadores da edilidade, de diversos serviços.

  Edifícios verdes

O projeto europeu LIFE-myBUILDINGisGREEN, que em Évora tem a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) como entidade promotora, tem a escola EB da Horta das Figueiras a desenvolver a experiência piloto, que foi acolhida pela Câmara Municipal na procura de implementar soluções experimentais participadas que contribuam para melhorar o desempenho térmico dos edifícios escolares recorrendo a soluções baseadas na natureza.

O projeto europeu LIFE-myBUILDINGisGREEN, é financiado pelo Programa LIFE (LIFE17 CCA / ES / 000088), e tem como objetivo o estudo da aplicação de “soluções baseadas na natureza” (NBS) para a resolução do problema. O Projeto tem a duração de 4 anos, é coordenado pelo Real Jardin Botanico (RJB-CSIC) tendo como participantes o Centro de Tecnologia CARTIF de Valladolid, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), o Município do Porto e a Diputación de Badajoz.

O projeto pretende analisar o impacto das soluções baseadas na natureza como medidas de adaptação às alterações climáticas em três escolas, uma na cidade do Porto, uma no Alentejo Central, em Évora e uma na província de Badajoz, em Solana de Los Barros. Assim, promover-se-ão medidas de adaptação sustentáveis baseadas nos ecossistemas, incrementando a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido na prática através da demonstração e disseminação em workshops.

Os edifícios a abranger nesta operação são ocupados por estudantes e profissionais da educação de todos os níveis, por profissionais de serviços sociais e pelo público em geral que ocupa, regularmente, estes centros entre 70 e 75% do seu tempo.

Assim, serão instalados protótipos de NBS em fachadas e divisórias, telhados, superfícies externas e estacionamentos nos edifícios-piloto selecionados. Além disso, esta instalação será complementada pela implementação de medidas sustentáveis de ventilação natural induzida, sombreamento sazonal (natural e artificial) e a escolha de espécies nativas das áreas do Mediterrâneo e do Atlântico.

Com este projeto, é expectável uma melhoria significativa no conforto térmico dos cidadãos. As medidas adotadas podem ser replicadas em outros edifícios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...