Já são conhecidos os filmes que irão integrar a Seleção Oficial 2019 da quarta edição do Planos (Festival Internacional de Curtas-Metragens de Tomar). A quarta edição, que se realiza de 13 a 15 de Dezembro no Cine-Teatro Paraíso em Tomar, conta com uma seleção de trinta curtas-metragens, resultantes de um rigoroso processo de curadoria de entre mais de três mil candidaturas recebidas. Este conjunto de filmes irá assim ser distribuído por cinco sessões competitivas que irão ocupar os três dias do festival. Portugal ocupará novamente o lugar de destaque com sete filmes em competição. Seguem-se Irão e França, com quatro filmes cada. Suécia, Rússia, Brasil, Itália, Espanha, Tanzânia, República Checa, Reino Unido, Holanda, Singapura, Israel, índia, Ucrânia e Estados Unidos (numa co-produção com a Roménia) fecham o leque de países que irão estar desta forma representados no Planos. Com a entrada da Tanzânia, esta edição marca também a primeira vez que um país do continente Africano estará representado no festival.
Para além dos filmes em competição, haverá também espaço para convidados especiais mostrarem o seu trabalho. Virgínia Barbosa, realizadora já conhecida da organização pela sua filiação à Tripé (entidade organizadora do evento) irá abrir o festival para nos falar do seu percurso e dar-nos a conhecer duas das suas obras já premiadas. Já a noite de sábado terá como convidado Marco Amaral, que trará consigo os seus dois filmes mais recentes “Outono” e “Três Anos Depois”, filmes esses já apresentados em alguns dos festivais mais reconhecidos do mundo e que irão agora pela primeira vez ser vistos na cidade de Tomar. Sábado terá também o regresso do Leiria Film Fest a Tomar, numa sessão especial presidida pelos organizadores do prestigiado festival de Leiria, Bruno Carnide e Cátia Biscaia. O público infantil também não foi esquecido, havendo também um espaço dedicado aos mais novos com o regresso do Planinhos, uma sessão especial infantil organizada pelo Cineclube de Tomar. As sessões especiais fecham-se com uma sessão dedicada aos documentários em formato curta-metragem, apresentada pelo convidado Mário Gajo de Carvalho no domingo à tarde.
Haverá também espaço para várias novidades, sendo que a principal é a tão pedida cerimónia de entrega de prémios. Esta terá lugar no dia 15 de dezembro pelas 17h30. Contrariamente às edições passadas em que os vencedores eram anunciados nas semanas seguintes ao festival, este ano serão conhecidos logo após o término do mesmo. A juntar aos prémios já existentes haverá também lugar para um novo troféu que será entregue ao melhor filme português em competição.
A entrada do festival, tal como o espírito do mesmo, continuam livres.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech